[playht_player width=”100%” height=”90px” voice=”pt-BR_IsabelaV3Voice”]

Campari iniciou negociações exclusivas com a Beam Suntory para adquirir 100% da Beam Holding France, uma das quatro empresas históricas de conhaque premium de renome mundial. Esta é uma oportunidade única para a marca nascida na Itália que permite um avanço significativo na presença nos Estados Unidos com potencial de transformação a longo prazo na Ásia.

Campari iniciou negociações exclusivas com a Beam Suntory para adquirir 100% da Beam Holding France, que por sua vez detém a marca de conhaque Courvoisier.

O preço de compra fixo é de 1,2 bilhão de dólares (1,11 bilhão de euros à taxa de câmbio atual), na ausência de caixa ou dívida financeira. É uma das quatro empresas históricas de conhaque premium, mundialmente famosa, com uma forte presença nos Estados Unidos e crescendo na Ásia-Pacífico. Para o Grupo Campari, a aquisição representa uma oportunidade única de entrar na primeira divisão da categoria. A operação é a maior da história do Grupo Campari e permite um avanço significativo na presença nos Estados Unidos com potencial de transformação a longo prazo na Ásia estratégicaCampari compra o conhaque Courvoisier por 1,2 bilhão

Os detalhes da aquisição

Além do preço de compra, espera-se um pagamento adicional de até 0,12 milhões (0,11 milhões) a pagar em 2029 com base no cumprimento das metas de vendas líquidas realizadas no exercício de 2028. O valor da empresa é, portanto, de 1,32 bilhão de dólares (1,22 bilhões de euros). Com a aquisição da gama de conhaque premium Courvoisier, o Grupo Campari irá reforçar ainda mais o portfólio de prioridades das suas marcas globais, particularmente em bebidas envelhecidas, bem como apoiar futuras ambições de premiumização a longo prazo em segmentos estratégicos chave.

Em 2022, o negócio Courvoisier, que também inclui a marca Salignac, atingiu vendas líquidas de 249 milhões de euros, com uma margem de contribuição, ou seja, a margem bruta após as despesas com publicidade e promoções, igual a 78 milhões. Nos dez meses a 31 de Outubro de 2023, as vendas líquidas totalizaram 148 milhões, 33% abaixo do mesmo período de 2022, e a margem de contribuição foi de 37 milhões. Esse desempenho é influenciado pela tendência recente do mercado, impactada pela normalização do consumo nos EUA após o pico das vendas pós Covid, e pela redução do estoque pelos distribuidores, de acordo com toda a categoria de conhaque. Os EUA são o maior mercado da Courvoisier e representam cerca de 60% das vendas líquidas em 2022, seguidos pelo Reino Unido e pela China, que juntos representam 25% das receitas, enquanto o «varejo global de viagens» (essencialmente lojas nos aeroportos) representou pouco mais de 3%. O negócio adquirido pela Campari inclui um armazém eaux-de-vie em amadurecimento, com um valor contabilístico de 365 milhões de dólares no final de Outubro passado. Além disso, o perímetro da aquisição inclui as marcas e instalações de produção, constituídas por instalações de destilação, armazéns, vinhas, um centro de visitantes e um château, instalações de mistura, adegas de envelhecimento e uma instalação de engarrafamento automatizada.

As aquisições anteriores do Grupo Campari

A jornada do Grupo Campari para os ícones franceses super premium começou em 2016 com a aquisição da marca e destilaria de licores à base de conhaque Grand Marnier na França, com a adição da marca e destilaria de conhaque Bisquit Dubouché em 2017, a destilaria e rum Trois Rivières (na Martinica) em 2019, Champagne Lallier em 2020 e finalmente com Picon em 2022. Desde então, o Grupo Campari tem se concentrado incessantemente no caminho de premiumização dessas franquias, com uma racionalização dos portfólios e SKUs entre as marcas, uma atualização da embalagem e design das garrafas e maior atenção às variantes super-premium e superiores, como resultado de investimentos em qualidade de líquidos e envelhecimento… Leia mais em tg24.sky 14/12/2023