A Citibox, empresa de caixas de correio inteligentes residenciais para recepção de encomendas de comércio electrónico, adquiriu 100% da Celeritas por 21 milhões de euros, reforçando assim o negócio da logística inversa, a devolução de encomendas.

A Citibox, empresa de caixas de correio inteligentes que visa facilitar o comércio eletrônico e a entrega de encomendas em domicílio, adquiriu 100% do capital da empresa Celeritas, para se fortalecer no mercado de comércio eletrônico. A empresa adquirida é uma das líderes no setor de logística reversa, ou seja, devolução de produtos adquiridos pelo comércio eletrônico.

A aquisição da Celerita faz do Citibox a plataforma líder no mercado de devoluções de e-commerce, com um volume de negócios superior a 65 milhões de euros.

Citibox compra Celeritas

caixas de correio inteligentes

O Citibox foi fundado pelo empresário David Bernabéu, seu atual CEO, em 2016. A atividade das duas empresas é muito complementar e, a partir de agora, a atividade de devolução de embalagens adquiridas online também pode ser realizada através da base implantada de 50.000 inteligentes caixas residenciais para recebimento de encomendas que o Citibox possui, às quais serão somados também os 4 mil pontos de conveniência disponibilizados pela Celeritas.

De acordo com o Citibox , cerca de 500 mil usuários utilizam rotineiramente os serviços de entrega automatizada da empresa.

Uma vez concretizada a compra da Celeritas, o Citibox terá um quadro total de 225 colaboradores e espera fechar este ano fiscal com um volume de negócios consolidado superior a 130 milhões de euros.

As caixas de correio inteligentes do Citibox , geralmente instaladas nos portais de edifícios residenciais, permitem que as empresas de courier entreguem itens adquiridos online pelos clientes, sem a necessidade de eles estarem presentes em casa no momento da entrega. O cliente recebe uma notificação de que a embalagem foi depositada em sua caixa de correio e somente ele poderá abri-la para retirar o produto.

Agora, a esta atividade de facilitar a entrega, juntar-se-á também a de permitir a devolução dos artigos adquiridos, simplificando e reduzindo substancialmente o custo do processo.

Expansão e dívida

A operação de compra foi fechada no valor total de 21 milhões de euros. O financiamento da operação provém, por um lado -50% do valor- de um aumento de capital subscrito pelos actuais sócios do Citibox, enquanto a outra metade foi obtida através da subscrição de dívida.

Para esta operação de aquisição, o Citibox contou com a assessoria da consultoria Deloitte, do escritório de advocacia especializado Osborne Clarke e do banco de investimento V4 Financial Partners . Por sua vez, a Celeritas contou com a consultoria EY e a boutique britânica de banco de investimento Optima Corporate .

Até agora, o Citibox angariou 45 milhões de euros junto dos seus acionistas em diferentes rondas de financiamento… leia mais em Expansión 04/09/2023