A Aquila Capital Investmentgesellschaft estabeleceu uma parceria estratégica com o Commerzbank e no âmbito desta parceria, o banco alemão adquire uma participação de 74,9% na empresa de investimento e desenvolvimento de ativos centrada na criação e gestão de ativos do Aquila Group.

As partes acordaram em não divulgar os pormenores financeiros da transação que está ainda sujeita às autorizações oficiais necessárias. “Prevê-se que a transação seja concluída no segundo trimestre de 2024”, avança a Aquila em comunicado.

Esta parceria tem como objetivo “acelerar significativamente o crescimento da Aquila Capital Investmentgesellschaft e transforma a empresa numa das principais gestoras de ativos para estratégias de investimento sustentável na Europa”, revela a empresa em comunicado.

Com esta cooperação, a Aquila Capital Investmentgesellschaft alarga a sua oferta de soluções de investimento em energia limpa, infraestruturas verdes e imobiliário sustentável a clientes privados e a uma vasta gama de clientes institucionais e empresariais.

Commerzbank compra 75% da gestora de ativos da Aquila Capital

“O Aquila Group, na qualidade de vendedor, sublinha o compromisso a longo prazo na empresa e continuará a desempenhar um papel de liderança na definição do seu crescimento futuro”, lê-se no comunicado.

“A Aquila Capital Investmentgesellschaft deverá beneficiar da marca sólida do Commerzbank e da sua rede de distribuição de quase 11 milhões de clientes privados e empresariais, 26 mil grupos de clientes empresariais e uma rede global com presença em mais de 40 países”, acrescenta a nota.

O banco terá acesso à experiência de investimento da Aquila Capital Investmentgesellschaft, “permitindo-lhe expandir a sua posição no mercado de investimentos em ativos reais”.

Este acordo vai de encontro à a ambição do Commerzbank de facilitar a transição energética.

“A cooperação representa um marco importante na história empresarial da Aquila Capital Investmentgesellschaft” diz a gestora que fala também em “base para um crescimento mútuo” e na garantia de “independência de gestão da Aquila Capital Investmentgesellschaft”.

A gestora de ativos vai manter-se autónoma em termos de operações, decisões de investimento, desenvolvimento de produtos e representação da marca….. leia mais em O Jornal Econômico 18/01/2024