Você está pensando em adquirir outra empresa no seu setor? Fusões e aquisições são uma excelente maneira de fornecer mais valor ao seu mercado e aumentar seu patrimônio líquido ao mesmo tempo.

Existem inúmeras oportunidades para adquirir um negócio, mas saber quais são mais lucrativos pode ser um desafio, porque você não pode ir com base apenas em números. Você não saberá tudo sobre um acordo até dar uma olhada mais de perto, então considere os seguintes fatores antes de entrar em um acordo.Como Identificar uma Aquisição de Negócios Lucrativa

Você precisa estar interessado no negócio.

Você está interessado ou apaixonado pelo negócio que está pensando em adquirir? Mesmo que você não realize tarefas diárias, precisará de pelo menos um interesse básico na empresa. Ter uma paixão profunda é ainda melhor. Mesmo que tudo o que você tenha seja uma paixão por ser bem-sucedido, isso pode ser suficiente porque você fazerá o que for preciso para ter sucesso.

No final das contas, a paixão impulsionará seus lucros, porque se você não gosta do que está envolvido, é provável que procrastine e tome decisões menos do que ideais. Você também pode ignorar os detalhes que importam.

Por exemplo, se você adquirir um negócio de varejo, pode não se importar como suas gôndolas estão dispostas. No entanto, se você é apaixonado pelo varejo, já saberá (ou aprenderá) que empresas de sucesso contratam uma equipe para construir layouts específicos para prateleiras e pinos e criar diagramas com recursos visuais e medidas para uma configuração perfeita. Ignorar a importância dessa etapa fará uma enorme diferença em seus lucros.

O interesse também ajuda você a cuidar da sua equipe e dos clientes. Você fará um esforço extra para garantir que sua equipe e clientes sejam bem atendidos, e você terá energia e motivação para superar tempos difíceis.

Trabalhe com um especialista  nos detalhes importantes.

Um consultor de fusões e aquisições ajudará você a avaliar o seguinte:

O preço pedido é razoável?

A resposta variará de acordo com o setor, portanto, se você não é experiente em aquisições, seu  consultor o ajudará a fazer essa avaliação.

O peso da dívida é decente?

Se a empresa tem uma dívida razoável com uma alta taxa de juros, não é necessariamente ruim se puder ser refinanciada facilmente. No entanto, altos passivos são uma bandeira vermelha.

A empresa está livre de litígios?

É normal que as empresas seja processadas de vez em quando. Não é normal que eles tenham litígios pendentes constantes. Um bom exemplo disso é o Walmart. Eles não apenas são processados regularmente pelos consumidores, mas também foram processados pela FTC.

Os registros contábeis retratam a empresa?

É mais fácil avaliar a lucratividade de uma empresa quando suas demonstrações financeiras estão bem organizadas. Você não quer ter nenhuma surpresa no futuro depois de já ter adquirido o negócio. Se as demonstrações financeiras da empresa estiverem uma bagunça, incompletas ou ausentes, isso é um mau sinal.

E os passivos tributários?

Não é sempre uma coisa ruim se a empresa estiver atrasada no pagamento de impostos de renda e na apresentação de declarações, desde que essas informações sejam fornecidas a você de forma transparente. Somente você pode avaliar se vale a pena adquirir um negócio que terá dívida fiscal por um curto ou longo período de tempo.

Os clientes deles estão felizes?

A satisfação do cliente é tudo nos negócios. Se as pessoas que você atende não estão felizes, elas não vão gastar dinheiro com a sua empresa.

Quando você considera adquirir outro negócio, é fundamental analisar como seus clientes se sentem sobre a marca e como a empresa interage com eles. Eles são bem tratados nas mídias sociais ou são ignorados e demitidos quando levantam um problema? Há tantas críticas positivas quanto negativas?

Não é impossível conquistar clientes insatisfeitos. Afinal, durante uma aquisição, os clientes saberão que outra pessoa está assumindo o negócio e terão esperança de que você faça algumas mudanças importantes.

Se você adquirir a empresa, esteja pronto e disposto a ouvir o feedback dos clientes e implementar mudanças rápidas. É uma ótima maneira de causar uma forte primeira impressão em seu mercado e reconstruir quaisquer aspectos negativos da reputação da empresa.

A aquisição aumentará o valor?

Você só acelerará o crescimento dos negócios por meio de uma aquisição se ela agregar valor à sua empresa. Pode ser tão simples quanto querer adquirir a base de clientes de outra marca porque eles gastam mais do que outros segmentos do mercado.

Há muitas maneiras pelas quais um negócio adquirido pode agregar valor, além de apenas aumentar as vendas e o fluxo de caixa. Leve o seu tempo decidindo. A aquisição mais lucrativa para você será aquela que atenda aos seus critérios exclusivos. Auto do texto  Larry Alton. … Leia mais em goodmenproject. 04/10/2023