Operadora quer reduzir custos com renovação de máquinas em sociedade que prevê capex de R$ 3 bi

Em uma reação aos movimentos de consolidação e verticalização da concorrência, a Unimed está dando vida a uma nova empresa de locação de equipamentos hospitalares, para atender exclusivamente os hospitais da rede e reduzir os custos da operadora.

A empreitada, ainda sem nome oficial, é uma sociedade com a Blue Health, companhia especializada no segmento e que tem acionistas como as gestoras Kinea, do Itaú, a EB Capital, de Pedro Parente e Duda Melzer, e Lazuli Partners.

A nova empresa vai comprar os equipamentos de fornecedores que a Blue Health já conhece e alugá-los para os 157 hospitais da Unimed no país. Pela escala, a Unimed espera comprar equipamentos a preços mais vantajosos, cobrar menos na locação do que um terceiro faria e gastar menos tempo e dinheiro com manutenções.

Unimed cria empresa com a Blue Health

A estimativa da operadora é uma economia de cerca de 30% nos custos em comparação à locação direta dos hospitais com outras empresas.

Internamente chamada de UniBlue, a holding de participações da Unimed terá 51% e a Blue Health, 49%. A proporção também vai se refletir na governança. Enquanto o CFO … Leia mais em pipelinevalor.globo 04/10/2023