É quase impossível notar algum sotaque no português de Gilles Coccoli. A pronúncia praticamente impecável do executivo francês tem uma explicação. Filho de expatriados, ele desembarcou no Brasil aos seis anos e, a partir dessa primeira experiência, acumulou outras longas estadias no País.

A última já dura nove anos. Desde 2013, ele comanda a operação local da Edenred, dona da Ticket, avaliado em € 11,3 bilhões. Assim como Coccoli, o grupo francês mantém uma relação de décadas com o Brasil. A companhia chegou aqui em 1976, com a criação do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

Com um mercado de R$ 150 bilhões anuais, o PAT rege os benefícios concedidos pelas empresas aos seus funcionários e é dominado por Ticket, Alelo, Sodexo e VR. E agora está no centro de diversas mudanças em suas normas, que prometem redesenhar profundamente a competição no segmento.

Nesse novo cenário, o vínculo estreito da Ticket com o País e, principalmente, com o segmento é, na visão de Coccoli, uma das principais armas para enfrentar a chegada de rivais como Ifood, i unicórnio Swile e startups de benefícios como Flash e Caju.

Dona da Ticket pede "equilíbrio nas regras"
Imagem/Ticket

“Somos uma empresa de muita história nesse segmento, são 46 anos”, diz Coccoli, ao NeoFeed. “Gostamos de pensar em termos de pioneirismo. Então, não reagimos ao que a concorrência faz. Quem faz a ruptura somos nós.”

Esse novo contexto tem como ponto de partida o decreto 10.854, de 2021, que rege o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Entre outras questões, ele proíbe práticas como o rebate – descontos concedidos às empresas contratantes – e prevê que o usuário possa fazer a portabilidade do valor do vale-alimentação ou vale-refeição para outro serviço.

Para Coccoli, não há problemas em seguir as novas regras, desde que haja isonomia entre todos os players. …

Na entrevista ao NeoFeed, o executivo fala mais sobre o tema e conta como a Ticket está se movimentando nesse espaço. Além de falar no investimento para a aquisição de 51% da Greenpass, de tags para pedágios, e de contar novidades nos portfólios da Ticket ….. leia mais em NeoFeed 20/06/2022