Quando falamos em abrir o capital de uma empresa, já nos vem à mente o processo de oferta pública inicial (IPO), Ou seja, pensamos na estreia oficial da companhia na bolsa de valores. Somente em 2020, foram mais de R$ 44 bilhões captados em IPOs no Brasil, e a fila para 2021 permanece extensa.

Porém, para que essa data chegue, há muito trabalho a ser feito. Ele deve ser iniciado muito tempo antes do tão esperado dia de estreia. A seguir, veremos o passo a passo de como abrir o capital de uma empresa. Mas antes, mostraremos quais os motivos que levam a companhia a abrir o capital e atrair novos investidores. ConfiraIPO passo a passo

Por que abrir o capital de uma empresa?

A seguir, veja algumas das principais razões que levam as empresas a abrirem o seu capital.

Novas fontes de financiamento

Ao emitir novas ações e oferecer esses títulos no mercado, a empresa tem acesso a uma fonte ilimitada de financiamento. Isso porque, enquanto a companhia tiver algum projeto de expansão rentável, sempre haverá investidores interessados. Desde que, é claro, possua boa saúde financeira.

Profissionalização da gestão ao abrir o capital

Quando abre capital, a empresa promove a profissionalização não só da diretoria e principais executivos, mas também de todo o quadro funcional. Inclusive isso acaba facilitando o processo de sucessão em muitas empresas.

Visibilidade e parâmetros de avaliação

Após o IPO, a empresa conquista mais visibilidade e passa a ser avaliada por um número maior de investidores no mercado. Dessa forma, essas avaliações são o que determinará a precificação de suas ações. Analisar os valores dos títulos serve tanto como um termômetro para medir as expectativas do mercado quanto para a empresa determinar estratégias de gestão.

Melhora da imagem institucional

A projeção que a empresa ganha ao ser listada na bolsa conquista o reconhecimento do público com o qual se relaciona. Em alguns casos, isso se estende também para o cenário internacional, o que fortalece a sua imagem institucional.

Mas será que todas as empresas estão prontas para abrir o capital?

Para ter os benefícios de uma abertura de capital, a empresa precisa cumprir alguns requisitos básicos. Nesse sentido, alguns dos aspectos a serem avaliados são os seguintes:

Histórico de resultados

Quanto melhor o histórico de crescimento e resultados positivos, mais chances a companhia terá de atrair novos investidores ao abrir o capital.

Além disso, é importante avaliar também aspectos como setor de atuação, competitividade do produto ou serviço oferecido e perspectivas do negócio. Isso porque, quanto mais os investidores conseguirem enxergar potencial de crescimento, mais sucesso terá a captação de recursos.

Apresentação de demonstrações financeiras

Outro ponto a avaliar é a capacidade que a empresa terá de apresentar demonstrações financeiras obrigatórias em tempo hábil. Isso porque, para abrir o capital, há critérios rígidos estabelecidos pela CVM no que diz respeito à apresentação dessas demonstrações. Inclusive, esses critérios são definidos com base nos padrões contábeis internacionais (IFRS).

Entre outras determinações, as demonstrações financeiras devem ser entregues logo após o encerramento de cada trimestre. Além disso, a companhia deverá apresentar um cronograma de divulgação, já contemplando o prazo de auditoria dos respectivos relatórios.

Sistema de controles e procedimentos internos

As companhias que abrem capital precisam comprovar a cada ano que possuem controles internos eficientes para a preparação de suas demonstrações contábeis. Conforme determinação da CVM, isso deve ser formalizado pelo presidente da empresa e pelo diretor de relações com investidores.

Governança corporativa

Por fim, a governança corporativa é fundamental no processo de oferta pública. Nesse sentido, a qualidade profissional e o comprometimento dos líderes darão a segurança necessária ao mercado.

Requisitos para abrir o capital na B3

A bolsa de valores determina seis requisitos para que as empresas possam abrir o capital. São eles:

  • A empresa deve ter a forma de S.A.
  • Deverá ter três anos de balanço auditado por auditor independente. Caso a companhia tenha menos de três anos de existência, seus
  • balanços deverão ter sido auditados desde o início da sua operação.
  • Deverá ter ou obter registro de companhia categoria “A” na CVM. A categoria “A” é a que permite a emissão de ações e debêntures.
  • Deverá ter conselho de administração e diretor estatutário de relações com investidores.
  • Deverá identificar o segmento de listagem e fazer a respectiva solicitação de listagem na B3.
  • Por fim, é preciso definir a estratégia do IPO e registrá-la na CVM.

Quais os passos para abrir o capital de uma empresa?

De forma geral, podemos identificar quatro passos básicos para a abertura de capital de uma empresa:

Preparação da companhia

Nessa fase, a empresa precisa criar uma equipe interna, com colaboradores dedicados exclusivamente ao IPO. Nesse sentido, o objetivo é fazer com que essa equipe atue na transformação da cultura organizacional em relação às novas práticas necessárias.

Em outras palavras, a partir do IPO, a vida da empresa muda completamente em termos de exposição e novas responsabilidades. Por isso, é preciso que seus funcionários estejam bem preparados para o maior rigor em termos legais de forma geral.

Com a equipe interna já atuando na governança corporativa, o próximo passo é atender às exigências externas. Geralmente, essa etapa do processo dura cerca de 10 semanas, e inicia com os seguintes passos:

  • análise preliminar da conveniência da abertura de capital;
  • escolha do auditor independente;
  • seleção do coordenador líder.

Depois disso, finalmente a empresa definirá a sua estratégia e, também, quando será feita a oferta inicial.

Leia também demais posts relacionados a IPOs no Portal Fusões & Aquisições.

Principais atores da fase de preparação

Os principais atores dessa fase são os seguintes:

Coordenadores da oferta……..Autoria de: Carla Carvalho…Leia mais em euqueroinvestir 04/04/2021