Em vez de assar pão de fermentação natural ou usar o Zoom durante as profundezas da pandemia, Tate Berenbaum passou a maior parte do tempo escrevendo códigos de criptografia em seu porão. Lá, o estudante do ensino médio construiu ferramentas de desenvolvimento para o Arweave, uma plataforma semelhante a blockchain conhecida pelo armazenamento permanente de dados. Na época, ele não sabia que os resultados desse trabalho representariam uma mudança em sua vida.

Agora com 19 anos, Berenbaum captou US$ 30 milhões para a Community Labs, uma startup de software e estúdio de venture capital dedicado a apoiar projetos de criptoativos na Arweave. Berenbaum disse em uma entrevista que se mudou para Nova York e trancou a matrícula de seu primeiro ano na Universidade da Virgínia enquanto constrói a empresa.

Questionado sobre a faculdade, Berenbaum disse: “No momento, não tenho planos de voltar”.

Estudante de 19 anos capta US$ 30 milhões

A Lightspeed Venture Partners liderou a rodada de financiamento para a Community Labs, que também incluiu Arweave, Bain Capital Crypto e Blockchain Capital, entre outros investidores. Berenbaum se recusou a divulgar o valuation da startup.

Fundada este ano, a Community Labs atualmente tem oito funcionários localizados em todo o mundo, incluindo o conselheiro e cofundador de Berenbaum, Leo Lucisano, de 38 anos. Berenbaum disse que a equipe está dedicada a trazer mais versatilidade à Arweave.

Arweave é frequentemente a plataforma de escolha para armazenamento de dados descentralizado. Por exemplo, o Arweave está sendo usado para arquivar registros digitais da guerra na Ucrânia, como tweets e vídeos que documentam o conflito.

Mas, além de expandir os recursos de armazenamento de dados da Arweave, a Berenbaum está procurando outros propósitos para a Arweave que permitiriam que ela funcionasse de maneira mais semelhante a blockchains como Ethereum e Solana.

“Pode ser usado para casos de uso financeiro”, disse Berenbaum, observando que já construiu um serviço chamado Verto, uma exchange descentralizada para negociação de tokens, na Arweave. Ele disse que a Community Labs também está interessado em melhorar os aplicativos voltados para o consumidor para o Arweave, como armazenamento de token não fungível (NFT).

A Arweave está bem posicionada para ser um “elemento crítico” da infraestrutura web3, de acordo com Will Leas, consultor da Lightspeed e parceiro de negócios da Lightspeed Faction, focada em startups relacionadas a blockchain. Ele disse que a empresa escolheu apoiar a startup de Berenbaum em parte porque o adolescente é um “líder de pensamento” na comunidade Arweave.

Samuel Harrison, consultor sênior da Lightspeed e fundador e sócio-gerente da Lightspeed Faction, disse em uma entrevista que sua equipe ainda está interessada em apoiar projetos como da Community Labs, apesar do início do inverno cripto.

“Realmente não tentamos aumentar ou arredondar nossa atividade de investimento com base no ciclo”, disse Harrison… leia mais em Valor Econômico 08/09/2022