A Virgo, empresa de serviços e soluções financeiras para o mercado de capitais, acaba de investir R$ 1 milhão na fintech Captal, fundada a partir do crescimento do setor de investimentos imobiliários da Hurst Capital. O aporte foi realizado via Virgo Ventures, o braço de Corporate Venture Capital da Virgo.

Fundada em 2021, a fintech fornece acesso a capital para projetos imobiliários, conta com um time totalmente dedicado e, nos últimos 12 meses, realizou 11 operações e alcançou R$ 400 milhões em Volume Geral de Vendas (VGV).

Leia também demais posts relacionados a Fintechs no Portal Fusões & Aquisições.

Com o aporte recebido, a Captal pretende investir em contratações para o time de tecnologia e aumentar a oferta de produtos e serviços financeiros para projetos imobiliários desenvolvidos por pequenos e médios incorporadores. Outro objetivo é ampliar o número de investidores institucionais para captações maiores, tanto em operações originadas pela própria fintech, quanto em operações originadas pelo marketplace de acesso a capital da Virgo, o Virgo Soluções Financeiras.

Com o uso de Bots e machine learning, a Captal coleta e enriquece dados públicos e privados do setor imobiliário, indicadores socioeconômicos e padrões comportamentais para identificar os melhores mercados, produtos, parceiros e oportunidades de investimento para investidores institucionais e pessoas físicas. A startup pretende atuar em toda a estrutura de capital dos projetos imobiliários, incluindo instrumentos de dívida, mezanino e equity. Sua tecnologia permite que novos investimentos sejam concluídos em uma fração do tempo médio de mercado.

Para o cofundador e CEO da Captal, Leonardo Vianna, o processo de levantar recursos para projetos imobiliários ainda é longo, ineficiente e incerto. “Historicamente, o mercado imobiliário brasileiro possui informações dispersas, pouco padronizadas e, em muitos casos, insuficientes para tomada de decisões de investimento. Fundamos a Captal a partir de uma ideia simples de que ciência de dados e tecnologia precisam estar no centro da tomada de decisão e execução de investimentos no setor imobiliário. Seguimos esse modelo para entregar retornos superiores aos nossos investidores com um nível de risco controlado”, afirma.

Já o cofundador e CTO da Captal, Victor Boso, explica que o modelo potencializa a capacidade de execução das incorporadoras parceiras, facilitando o acesso ao capital financeiro e à tecnologia. “Buscamos projetos com fundamentos sólidos e parceiros com capacidade de execução comprovada. Com amplo acesso a capital e tecnologia, permitimos que dediquem mais tempo à execução do que realmente importa, que são os seus projetos imobiliários”, diz.

A escolha da startup como terceiro investimento realizado pelo Corporate Venture Capital da Virgo se deu pela empresa enxergar na Captal uma solução complementar ao seu negócio principal, que é o marketplace Virgo Soluções Financeiras. Nele, tomadores de recursos e investidores são conectados para simplificar o processo de captação e reduzir custos das operações. Com a startup, poderão ser incluídas novas operações, como soluções de equity para projetos imobiliários, que visam o atendimento das empresas de forma integral e a entrada mais cedo no ciclo imobiliário dos projetos.

O galáxia, tecnologia proprietária da Virgo, ainda irá contar com a inteligência de precificação de terrenos e unidades imobiliárias, incluindo estoques, desenvolvida pela Captal. Dessa forma, o marketplace Virgo Soluções Financeiras poderá oferecer maior visão de valor das garantias e projetos vinculados às operações, além de ter impacto também na vertical de securitização da empresa, a Virgo Companhia de Securitização, se tornando uma parceria completa….Saiba mais em satartupi.06/11/2021