[playht_player width=”100%” height=”90px” voice=”pt-BR_IsabelaV3Voice”]

Num negócio que não é exatamente uma surpresa, o Frasers Group fez outra compra importante. Desta vez trata-se da Matchesfashion, a varejista online de luxo que foi vendida há menos de uma década por centenas de milhões de libras. O valor pago desta vez vez foi 52 milhões de libras.

Isto mostra as dificuldades do setor de luxo online, especialmente tendo em conta as notícias recentes da venda da Farfetch à Coupang. A Frasers adquiriu 100% dos negócios da MF Intermediate Limited, uma subsidiária da Apex Partners.

A empresa disse que a compra impulsionará a sua estratégia de elevação e fortalecerá a sua oferta de luxo, que até então tem sido liderada pela sua cadeia de rápido crescimento Flannels.

Frasers compra Matchesfashion

Até o momento sabemos que Nick Beighton, o ex-líder da ASOS e CEO da Matchesfashion, permanecerá no cargo e que “trabalhará em estreita colaboração com a equipe da Frasers para desenvolver uma estratégia para construir com sucesso a força subjacente do negócio, ao mesmo tempo em que desbloqueará rapidamente sinergias com Frasers.”

O CEO da Frasers, Michael Murray, elogiou as “relações incríveis da Matches com as suas marcas parceiras” e, embora admitiu que “o ambiente de luxo global é mais suave” (o que foi em parte o que levou a Matches e a Farfetch a entrarem primeiro no mercado), acrescentou: “estamos confiantes de que, ao alavancar nosso ecossistema líder do setor, desbloquearemos sinergias e impulsionaremos o crescimento lucrativo para Matches.”

Beighton destacou o progresso alcançado desde que ingressou no ano passado, “refinando nossa marca e seleção de produtos e melhorando as operações diárias do negócio”. O gestor disse que os resultados comerciais têm sido “resilientes… apesar do contexto econômico difícil” e que “fazer parte da Frasers, com o seu compromisso absoluto com o luxo, dará ao negócio acesso a uma maior escala, à melhor experiência de varejo e estabilidade financeira necessária para oferecer mais eficácia aos nossos parceiros e clientes.”

Mas não há como negar que a empresa passou por momentos difíceis nos últimos anos. Foi vendida pelos seus fundadores em 2017 e, desde então, teve quatro CEOs diferentes, com o atual há pouco mais de um ano no cargo.

Ela também recebeu injeções de dinheiro de seus proprietários enquanto a Beighton navegava em um mercado difícil e lançava um plano de recuperação de três anos. Os seus últimos resultados (correspondentes ao ano encerrado no final de janeiro) mostraram um aumento nas perdas que ultrapassou os 67 milhões de libras.

Mas a Matchesfashion continua a ser uma das varejistas de luxo online de maior destaque do Reino Unido desde o início da revolução do comércio eletrônico e desde que as marcas de luxo perceberam que poderia ser um bom canal para elas.

A Frasers provou ser uma boa guardiã das empresas de luxo nos últimos tempos e, embora a sua cadeia Flannels tenha sofrido algumas das fraquezas que o luxo está experimentando neste momento, no geral tem crescido cada vez mais… leia mais em Fashion Network 20/12/2023