[playht_player width=”100%” height=”90px” voice=”pt-BR_IsabelaV3Voice”]

Mais de 40 dias depois de encerrar o atendimento aos clientes na loja matriz do Supermercado Languiru, a cooperativa anuncia nesta sexta-feira (8), a venda do fundo de comércio (operação) e locação do prédio do Bairro Languiru, em Teutônia, ao Grupo Passarela, de Concórdia/SC.

A negociação da rede de Supermercados Languiru ocorre há alguns meses. Em agosto, na Expoagas, em Porto Alegre, a reportagem da Rádio Independente, já havia conversado com o Ceo do Grupo Passarela, Alexandre Simioni, que também é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e ele havia confirmado o interesse em Teutônia. “O Grupo Passarela é um grande parceiro da Cooperativa Languiru, e enxergou também a necessidade que Teutônia e região têm de um mercado de excelência. Este anúncio é muito importante para a Cooperativa, para a cidade e para toda região”, valoriza o presidente liquidante, Paulo Roberto Birck.

“Esta forte parceria com a cooperativa vem possibilitando a negociação das unidades de supermercados e a aquisição de mais esta loja na cidade de Teutônia, reforça nosso propósito com o Vale do Taquari. Queremos cada vez mais proporcionar uma excelente experiência de compras com prestação de serviços de qualidade, muito frescor nos setores de hortifrúti, açougue e padaria, tudo a preço justo e muita oferta no dia a dia”, destaca o presidente do Grupo Passarela, Alexandre Simioni.

Grupo Passarela compra matriz do supermercado da Languiru

A inauguração da loja de Teutônia vai acontecer no primeiro trimestre de 2024, porém as contratações já iniciam agora no próximo mês (janeiro/24). “Vamos trabalhar muito para entregar à população de Teutônia uma ampla e confortável loja, com mix de mais de 15 mil itens para suprir a necessidade de toda a região”, afirma Simioni.

A exemplo do que ocorreu na unidade do Shopping Lajeado, com negociação anunciada no mês de junho, o quadro de funcionários terá a oportunidade de ser recontratado pelo novo empreendedor. Além disso, os produtos com a marca Languiru também serão comercializados pela nova rede de varejo, especialmente na linha de aves e derivados de leite, além de absorver a produção de hortifrúti de associados da Cooperativa.

Outras unidades

Paralelamente a isso, a Languiru segue com as tratativas de negociação das demais lojas, que estão em Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Canabarro e Poço das Antas. “Outras bandeiras também manifestaram interesse nas nossas unidades e, tão logo tenhamos alguma evolução da negociação das operações e aluguel de prédios próprios, faremos a divulgação oficial, respeitando termos de confidencialidade que as tratativas exigem. No atual momento de dificuldade e reorganização em que a Languiru se encontra, a cooperativa não tem forças para retomada desse segmento, com gôndolas cheias e variedade em produtos. Para isso seriam necessários, pelo menos, cerca de R$ 12 milhões, recurso esse que, se investido no campo, têm a possibilidade de rentabilidade em tempo significativamente menor que o varejo, além de beneficiar diretamente aos associados produtores”, comenta Birck.

Em junho a cooperativa já havia negociado a operação do Supermercado Languiru do Shopping Lajeado ao Grupo Passarela. As lojas do Bairro Alesgut, em Teutônia; de Estrela; e de Bom Retiro do Sul retornaram aos proprietários…. leia mais em Independente 08/12/2023