[playht_player width=”100%” height=”90px” voice=”pt-BR_IsabelaV3Voice”]

Nio, um dos principais fabricantes chineses de veículos elétricos (EV), juntamente com sua unidade em Anhui e uma empresa estatal do governo de Hefei, anunciaram a aquisição bem-sucedida de ativos de duas fábricas da Anhui Jianghuai Automobile (JAC) no valor combinado de 4,58 bilhões de yuans (US$ 641,2 milhões de dólares). O acordo envolve a Nio adquirindo ativos fixos e equipamentos das fábricas da JAC por 3,16 bilhões de yuans, enquanto a Hefei Hengchuang Intelligent Technology comprará os prédios e os direitos de uso da terra de uma das plantas por 1,42 bilhões de yuans.

Esta importante aquisição marca um marco na colaboração entre a Nio e a JAC, já que ambas as empresas têm trabalhado juntas desde 2019 em uma joint venture que operava e administrava essas fábricas. A Nio, em particular, foi responsável pelo design independente das linhas de produção e pelo desenvolvimento de tecnologias de fabricação, enquanto a JAC ficou encarregada da contratação de trabalhadores de montagem.

Nio e Empresa Estatal Adquirem Ativos das Fábricas da JAC

A aprovação da Nio para produzir e vender veículos elétricos na China remonta a 2018, quando obteve a aprovação do planejador estatal da China por meio de sua colaboração com a JAC. Como parte dessa colaboração, a Nio pagava comissões à JAC por cada veículo produzido. Essa aprovação foi significativa, pois o mercado automotivo chinês tem sido cauteloso em permitir a entrada de novos atores devido às restrições na capacidade de produção.

De acordo com dados da Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros, a Nio ocupou a nona posição em termos de vendas de veículos elétricos e híbridos plug-in nos primeiros 10 meses deste ano, com 126.067 unidades vendidas… leia mais em Motorblog Urugay 06/12/2023