A parte do negócio vendido são 12 centrais de geração de ciclo combinado e um parque eólico que totalizam uma capacidade instalada de 8.539 MW.

A Iberdrola México e a Mexico Infrastructure Partners (MIP) assinaram o acordo vinculativo, pelo qual a confiança liderada e gerida pela MIP adquire 55% do lucro bruto de exploração (ebitda) da Iberdrola no país, incluindo os contratos associados e os mais de 410 empregos relacionados. A elétrica conservará 13 plantas, toda a sua atividade com clientes privados e o seu portfólio de projetos renováveis para continuar a aumentar os seus activos eólicos e solares no país nos próximos anos.Iberdrola

Dentro do acordo, 99% corresponde a ciclos combinados de gás e 87% a usinas que operam sob o regime de Produtor Independente de Energia, contratadas com a CFE. A operação é encerrada de acordo com os termos acordados e o calendário previsto.

Especificamente, serão os ciclos combinados de gás, que operam sob regime de Produtores Independentes de Energia contratados com a Comissão Federal de Eletricidade (CFE), Monterrey I e II -449 MW-, Altamira III e IV -1.096 MW-, Altamira V -1.155 MW-, Escobedo -878 MW-, La Laguna -537 MW-, Tamazunchale I Tamazunchale II -514 MW- e Enertek -144 MW-. Os mais de 400 funcionários destas instalações também se tornarão parte da confiança liderada e gerida pela MIP.

O valor acordado para a venda ascende a aproximadamente 6 bilhões de dólares. A operação conta com o apoio financeiro do Fundo Nacional de Infraestrutura do México (Fonadin) e outras entidades financeiras públicas vinculadas ao Governo do México.

A empresa tem no país um portfólio de 6.000 MW de projetos renováveis para garantir energia para seus clientes privados.

Em abril passado, o presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, e o presidente do Governo do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciaram o início de uma nova etapa após a assinatura de um acordo de intenções assinado entre subsidiárias da Iberdrola México e México Infrastructure Partners («MIP») que foi fechado ontem. Ambos os presidentes se comprometeram a avançar no desenvolvimento das energias renováveis no país…Leia mais em energiaestrategica 13/06/2023