A Intel está em negociações para adquirir a empresa especializada em produção de chips GlobalFoundries em um negócio de cerca de US $ 30 bilhões, um movimento que ajudaria a Intel em seus planos de se tornar um fabricante de chips para outras empresas.

Citando pessoas familiarizadas com o assunto, Jornal de Wall Street na quinta-feira, informou que a Intel é em negociações com a proprietária da GlobalFoundries, Mubadala Investment Co., um braço do governo de Abu Dhabi com sede nos Estados Unidos, a própria GlobalFoundries não parece fazer parte do processo, já que uma porta-voz disse que a empresa não está em negociações com a Intel.A compra, se for aprovada, será a maior da Intel até o momento e ajudará a apoiar o plano da empresa de fabricar chips para outras empresas.

Em março, a Intel anunciou uma iniciativa de US $ 20 bilhões para construir duas fábricas de chips em Ocotillo, Arizona, com planos de dedicar pelo menos uma parte da produção a uma nova subsidiária de fundição.

Uma parte importante do projeto é o Intel Foundry Services, um novo braço de fabricação de chips que produzirá silício baseado na arquitetura x86 e nos designs ARM. IFS é uma unidade autônoma da Intel que está trabalhando com Amazon, Cisco, IBM e Microsoft. A filial espera ganhar o interesse da Apple, que atualmente conta com fundições administradas pela TSMC para produzir seus SoCs das séries A e M.

A GlobalFoundries é uma concorrente da TSMC criada em 2008, quando a AMD separou seu braço de fabricação. A AMD ainda é um grande cliente e este ano concordou com um acordo de fornecimento de componentes de chips de US $ 1,6 bilhão que pode complicar a aquisição da Intel, disse o relatório… leia mais em huniversodamaca. 15/07/2021