A Itaú Asset Management já contempla, desde 2022, 100% dos R$ 892 bilhões em ativos sob gestão dentro de análise ESG (sigla em inglês para parâmetros ambientais, sociais e de governança), afirmou o analista ESG da gestora, Alexandre Gazzotti, durante o 2º Encontro ESG da Abrasca e Apimec.

De acordo com o especialista, a Itaú Asset usa diversos métodos para integrar as questões ambientais, sociais e de governança coporativa aos processos de investimentos, análise de ativos e desenvolvimento de produtos dedicados aos temas.

Uma estratégia que a gestora tem utilizado, apontou Gazzotti, é a participação nas assembleias de empresas investidas.

“Quando temos ações ordinárias com direito a voto, participamos das assembleias anuais daquela empresa. Temos uma política de voto com compromisso de votar sempre promovendo melhores práticas ambientais, sociais e de governança. Além disso, no processo de análise ESG, acabamos levantando muita informação das companhias, algumas boas e outras ruins, nas reuniões. A empresa, por exemplo, pode mostrar alguma controvérsia na sua cadeia de fornecedores, na relação com clientes ou mesmo questões relacionadas a governança corporativa.”

Itaú Asset contempla 100% dos R$ 892 bi em ativos sob gestão dentro de parâmetros ESG

Conforme o analista, quando existem situações de menor transparência, “buscamos iniciar o engajamento com a empresa, buscando influenciar positivamente as melhores práticas ESG“. A Itaú Asset também … leia mais em Valor Econômico 23/08/2023