A Latam anunciou interesse em adquirir companhia aérea de baixo custo Viva Air, na Colômbia, por meio de sua subsidiária no país. Em um comunicado ao mercado, a empresa informou que a operação estará sujeita a uma análise financeira e que poderá ser realizada rapidamente caso haja um acordo entre as partes a aprovação das autoridades reguladoras.

A Viva Air iniciou um processo de recuperação judicial para renegociar dívidas e manter suas operações. A low cost possui voos diretos ligando São Paulo a Medellín, além de oferecer passagens aéreas baratas para o mercado brasileiro com destino ao México, Caribe e Estados Unidos, fazendo conexão na Colômbia.

A aquisição da empresa é uma oportunidade de crescimento para a Latam no mercado colombiano, onde atua há 11 anos, além de fazer frente à expansão da Avianca, que também tentou comprar a Viva Air. Mas o acordo da Viva Air com a Avianca foi barrado pelas autoridades locais, que entenderam que a negociação afetaria a concorrência e criaria um monopólio em 16 rotas domésticas. De qualquer forma, as empresas ainda não desistiram do negócio e ainda lutam para o acordo seja aprovado.

Outra empresa que está na jogada para comprar a Viva Air é a chilena JetSmart, que não tem quase nenhuma sobreposição de rotas com a low cost colombiana e também não opera voos domésticos na Colômbia.

A chance de da Viva Air ser vendida agora é bem grande. E isso pode impactar as operações da empresa no Brasil. Vamos ver quem leva a melhor e torcer para que a rota para cá não acabe…

Latam anuncia interesse em comprar a Viva Air

Confira o comunicado da Latam na íntegra

“A LATAM Airlines Colômbia, subsidiária do LATAM Airlines Group S.A., manifestou na data de ontem (14/02) o seu interesse em iniciar as negociações para adquirir a Viva Air Colômbia (Fast Colombia SAS). Em comunicação por escrito ao presidente da Viva Air Colômbia e Castlesouth Limited, a empresa informou que a operação está sujeita a uma análise financeira, que poderia ser executada com agilidade, para um possível acordo entre as partes e as aprovações regulatórias necessárias.

A afiliada colombiana do grupo LATAM está preparada e tem capacidade para fortalecer a sua atuação no país. Desta forma, uma eventual aquisição da Viva Air Colômbia torna-se uma oportunidade de crescimento, para oferecer aos clientes colombianos a melhor oferta de valor no mercado local em termos de serviço e novas alternativas ao país para fortalecer a sua conectividade e desenvolver o seu turismo.

A LATAM Airlines Colômbia atua no mercado colombiano há 11 anos e, ao longo de sua história, teve uma preocupação constante em investir no mercado local. Por isso, consideramos que esta potencial operação seria a melhor opção para fortalecer as condições de livre concorrência, bem como oferecer o apoio necessário que permita responder à situação financeira da Viva Air Colômbia e de seus credores, o que resultará no fortalecimento do setor aéreo colombiano.

De acordo com os dados publicados pela Aerocivil para o mês de dezembro de 2022, a Viva Air Colômbia conta com uma frota de 19 aeronaves da família Airbus A320 e transportou 8,1 milhões de passageiros de/para e dentro da Colômbia”… leia mais em Melhores Destinos 15/02/2023