Um dos escritórios de advocacia de São Paulo mais conhecidos no segmento de fusões e aquisições de empresas (M&A, na sigla em inglês), o Madrona costuma prestar serviços em grandes operações, como a recente combinação de negócios entre Hapvida e NotreDame Intermédica. Agora, o próprio escritório resolveu se fundir a outro, o mineiro Fialho Salles, forte em áreas como infraestrutura e comércio internacional. A nova banca nasce com 266 profissionais, incluindo 39 sócios, e a meta de dobrar de tamanho em cinco anos.

As conversas para a fusão começaram há cerca de oito meses, segundo Ricardo Madrona, sócio do escritório criado há oito anos. Em 2022, o Madrona Advogados ficou entre os dez mais atuantes em M&A no Brasil, segundo rankings das consultorias TTR e Mergermarket. Com a fusão, anunciada internamente aos funcionários na segunda-feira, a firma de advocacia passa a se chamar Madrona Fialho Advogados.

Madrona escritório forte em assessorar fusões junta-se ao mineiro Fialho Salles

Fusões são pouco comuns entre escritórios de advocacia

Entre os escritórios de advocacia, o mais comum não são fusões, e sim a separação de sócios. Com sua própria rede de contatos empresariais, o desejo  …. leia mais em Estadão 16/02/2023

Madrona e Fialho Salles anunciam fusão

Madrona e Fialho Salles – dois dos mais atuantes escritórios de advocacia do país – anunciam hoje a fusão de suas operações. A nova banca já nasce com uma presença relevante no mercado: 266 profissionais (sendo 164 advogados, incluindo 39 sócios).

A combinação pretende levar o Madrona Fialho Advogados ao Top Of Mind Full Service. Os planos de expansão do mega escritório são ambiciosos: dobrar de tamanho nos próximos 5 anos.

O racional por trás desse movimento é maximizar o modo de trabalho similar já praticado individualmente por ambas as bancas – com foco em capacidade técnica, senioridade e customização no atendimento, governança e cultura organizacional valorizando o coletivo – com a complementaridade de suas áreas de atuação frente às demandas jurídicas dos clientes.

Com a fusão, os agentes econômicos terão à disposição um escritório one stop shop, capaz de entregar soluções para os clientes em dezenas de áreas consultivas e contenciosas corporativas. Embora reconhecidos por alta performance em áreas tradicionais, especialmente em M&A (Societário), Mercado de Capitais, Trabalhista, Tributário e Infraestrutura, Madrona e Fialho vêm abarcando de forma ágil orientações para mercados tendência, como exemplo os de Negócios Digitais, Comércio Internacional, Ambiental de novas alternativas de financiamento e universalização do saneamento, geração, comercialização e distribuição de energia, de destinação e tratamento de resíduos sólidos.

“Em um ambiente empresarial e jurídico cada vez mais complexo, a combinação trazida pelo Madrona Fialho Advogados é vital para auxiliar a superação dos desafios dos agentes econômicos e propiciar mais desenvolvimento à sociedade. Nosso mote é fazer fluir”, afirma Ricardo Madrona, fundador do Madrona Advogados e CEO do Madrona Fialho Advogados.

O modelo de negócio – já adotado pelas bancas, até então separadamente – será o grande diferencial. Dentre as vantagens competitivas, a capacidade técnica e senioridade de seus profissionais para atendimento é comprovada, por exemplo, pelo fato de 33 dos 39 sócios (85%) já terem sido reconhecidos em rankings jurídicos prestigiados pelo setor, o que demonstra a proximidade da liderança do Madrona Fialho Advogados com seus clientes.

“Temos um compromisso genuíno em entender e resolver os problemas dos clientes”, explica Leonardo Canabrava, um dos sócios do Madrona Fialho Advogados e cofundador do Fialho Salles.

O Madrona Fialho Advogados surge com um trabalho forte no desenvolvimento de uma governança e cultura organizacional valorizando o coletivo e soluções customizadas, completas e confiáveis no atendimento aos clientes. A própria fusão – em um mercado com raros movimentos bem-sucedidos nesse sentido com grandes casas – é um sinal de pioneirismo e valorização do coletivo.

A admiração entre as partes é recíproca e de longa data. A fusão foi negociada há mais de um semestre e o caminho tomado pelos escritórios – Madrona e Fialho Salles – é de vanguarda: vai no sentido oposto do mercado, que geralmente vê novas empresas jurídicas surgindo a partir de cisões. “Posso assegurar que nos últimos 25 anos não houve integração desse porte no setor”, ressalta Ricardo Madrona.

A combinação das operações e o ganho de escala possibilitam alavancar o potencial de investimento da banca em inovação e em novas tecnologias.

“O mega escritório é consequência da sinergia de valores, processos, pessoas e objetivos/metas. Há bases no planejamento estratégico voltado à expansão. A certeza da assertividade nesses quesitos se deve à preparação com apoio de consultorias especializadas renomadas, ao longo dos últimos anos”, explica Ricardo Madrona.

O Madrona Fialho Advogados atenderá inicialmente os agentes econômicos dos diversos setores privados e públicos a partir de três sedes físicas: em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.

“A área do direito é complexa e permite um universo de interpretações e recursos. Isso leva a um crescimento moroso e custoso para empresas, que precisam de fácil entendimento do contexto e de soluções práticas, completas e confiáveis. Modelos tradicionais já não se justificam. É preciso somar forças, inovar, buscar a disrupção e liderar discussões. Com o crescimento na relevância setorial, ambicionamos ser protagonistas na transformação do modelo de trabalho para o setor”, pondera Leonardo Canabrava.

TRAJETÓRIAS DE SUCESSO

Madrona e Fialho Salles figuram entre os 250 maiores escritórios da América Latina em 2022, considerando sólida estratégia de negócios, maturidade de governança, curva ascendente e contínua de resultados financeiros, quantidade expressiva de advogados, parcerias e transações de mercado, entre outros aspectos apurados pela Latin Lawyer, uma das principais plataformas mundiais de notícias, análises e pesquisas da comunidade jurídica.

Com oito anos desde sua fundação, o Madrona ficou entre os dez escritórios com maior número de assessorias/volume financeiro em fusões e aquisições no Brasil, no ano passado, conforme ranking das plataformas de consultoria de negócios TTR e Mergermarket. O escritório atuou em uma das principais fusões da temporada: a da Hapvida com a NotreDame Intermédica, com 14 milhões de usuários de planos de saúde e odontológico.

Tanto Madrona como Filaho atuam cada um para 30 empresas dentre as 500 com maior faturamento do País, segundo ranking publicado na revista/site Exame. Dentre elas, Vale e BTG, ano passado.

Já o Fialho Salles foi criado em 2006, em Belo Horizonte, a partir de uma fusão de três escritórios, com foco na advocacia empresarial. Desde então, atuou em mais de 126 operações de M&A e recebeu pelo menos 259 reconhecimentos em 84 categorias de rankings jurídicos. Em 2022, foi reconhecido como melhor escritório de advocacia de Minas Gerais no Brazil’s Legal Summit, organizado pela Leaders League.

Por encampar iniciativas ESG, o escritório foi reconhecido também pela publicação “Diversidade e Inclusão 2022”, da Análise Advocacia, que destaca as empresas brasileiras que têm a diversidade como impulsionadora do negócio.

Os dois escritórios nos últimos anos acumulam centenas de reconhecimentos individuais dos profissionais e coletivos em publicações e anuários jurídicos como Chambers Brazil e Global, The Legal 500, LL250, Leaders League Brasil, IFLR1000, IP STARS, Análise, WIPR Leaders, guia IP STARS, Who’s Who Legal.

Os profissionais agora do Madrona Fialho seguirão apoiando entidades renomadas: Abrasca, CESA, IBRAC, ICC e CBAR. Parte deles integrou equipes da administração pública, em outras ocasiões. Há advogados com livros referências na área jurídica.

DESTAQUES

39 sócios – sendo que 33 deles (85%) já tiveram algum reconhecimento nos rankings das mais prestigiadas comunidades jurídicas 266 profissionais – sendo 164 advogados

Atendimento jurídico full-service, em áreas que incluem: Agronegócio; Ambiental; Anticorrupção; Arbitragem e Mediação; Bancário e Financeiro; Comércio Internacional; Compliance; Concorrencial; Contencioso (Público e Privado); Contratos Comerciais; Convênios e Investimentos Privados de Responsabilidade Social; Direito Público (Licitações, Contratos, Concessões e PPPs); Energia; Fiscal; Fusões e Aquisições; Governança Corporativa; Imobiliário; Infraestrutura; Mercado de Capitais; Petróleo & Gás; Planejamento Sucessório; Private Equity; Project Finance; Propriedade Intelectual, Tecnologia e Inovação; Proteção de Dados Pessoais; Recuperação de Crédito, Judicial e Falência; Regulatório; Societário; Saneamento; Trabalhista; Tributário; e Urbanístico.

3 sedes (São Paulo, Belo Horizonte e Brasília)

Com informações da InPress Porter Novelli 16/02/2023