O volume global de fusões e aquisições despencou durante o primeiro trimestre de 2023, à medida que o rápido aumento das taxas de juros, a turbulência geopolítica, os temores de recessão e agora o desdobramento da crise bancária amorteceram o apetite das empresas por aquisições. O volume de negócios nos EUA caiu 43,6% em relação ao mesmo período do ano passado – mas muitos negócios relativamente menores foram anunciados. O banco de dados de M&A da Matterhorn rastreia negócios anunciados publicamente nos EUA com mais de US$ 25 milhões em valor, aproveitando a IA e os advogados para digerir os pontos de negócios granulares de cada transação para permitir comparações entre setores, termos de negócios específicos e consultores legais e financeiros.

M&A 1Q23
Fonte: https://www.reuters.com/markets/deals/global-dealmaking-sinks-lowest-level-over-decade-2023-03-31/

A união forçada da UBS com o Credit Suisse em dificuldades liderou as manchetes à medida que os suíços evitassem uma potencial catástrofe; mas, na medida em que os acordos anunciados sob a lei dos EUA, a aquisição da gigante de software Qualtrics pela Silver Lake por US$ 12,5 bilhões liderou o grupo. Quatro empresas aconselharam sobre a aquisição e catapultou para a tabela das 5 principais empresas pela primeira vez Shearman & Sterling LLP.

Kirkland & Ellis, um membro frequente do top 5, liderou as paradas neste trimestre. Assessorando em 10 negócios, a Kirkland foi impulsionada principalmente por aconselhar a Oak Street Health em sua aquisição pela CVS. Além de aconselhar a Qualtrics, a Shearman & Sterling se sentou em frente à Kirkland no acordo CVS/Oak Street, ajudando a empresa a conseguir o segundo lugar. Outro rosto usual na lista, Wachtell pousou no terceiro lugar, pois aconselhou sobre 6 negócios anunciados durante o trimestre. Goodwin Proctor alcançou o quarto lugar aconselhando em 4 grandes negócios, batendo por pouco Latham Watkins, que ficou em quinto lugar neste trimestre.

Analisando a divisão dos negócios da indústria neste trimestre, é especialmente digno de nota que os industriais subiram para o segundo lugar, perdendo apenas para a saúde, o que lidera o gráfico na maioria dos trimestres. A tecnologia voltou ao 3o lugar depois de cair para o 4o no último trimestre.M&A por setor

Os analistas esperam um aumento de volume à frente à medida que os investidores se aproveitam das avaliações deprimidas. De acordo com a Reuters, “As avaliações de mercado deprimidas também apresentaram uma oportunidade para investidores ativistas proeminentes lançarem novas lutas por procuração, com os negociadores antecipando um aumento nos volumes de fusões e aquisições de campanhas ativistas nos próximos trimestres”…Leia mais em lawstreetmedia 03/04/2023