Em menos de três meses, a Zamp, a holding que controla o Burger King no Brasil, passou por uma verdadeira transformação societária, saiu do Novo Mercado da B3 e agora está prestes a fazer sua primeira aquisição, a das operações da Starbucks no Brasil.

O fundo soberano árabe Mubadala, que em outubro do ano passado tinha 21% do capital da Zamp por meio da MC Brazil, nesta quarta-feira, 21, anunciou que chegou a quase 60%, assumindo o controle da empresa e prometendo “atuação ativa” em assembleias. O aumento da fatia se deu por compras de ações no mercado e também com derivativos e recibos de ações listadas nos Estados Unidos (ADR, na sigla em inglês). Em novembro, já havia elevado a fatia dos 21% para 30%, depois para 36% em dezembro, e agora, 58,2%.

Mubadala vira controladora da Zamp

No final de 2023, a Mubadala propôs retirar a Zamp do Novo Mercado da B3, o espaço com nível de governança mais elevado da Bolsa brasileira, justamente com a estratégia em mente de fazer aquisições. Em uma carta aos acionistas, o fundo soberano explica que a permanência da empresa neste segmento limitava movimentos como aquisições…. leia mais em Estadão 21/02/2024