A Novartis anunciou recentemente o seu acordo para adquirir a Morphosys AG, uma empresa biofarmacêutica com sede na Alemanha especializada em medicamentos oncológicos. Este movimento estratégico, sujeito às condições habituais de fechamento e aprovações regulatórias, expandirá o pipeline de oncologia da Novartis e aumentará sua presença global no campo da hematologia.

Após a conclusão da aquisição, a Novartis será proprietária do pelabresib (CPI-0610), uma nova opção de tratamento para pacientes com mielofibrose (MF). Além disso, a aquisição inclui o tulmimetostato (CPI-0209), um medicamento em estágio inicial atualmente sendo testado em pacientes com tumores sólidos ou linfomas. Estes tratamentos representam avanços significativos na oncologia e demonstram o compromisso da Novartis em melhorar os resultados dos pacientes.

Novartis adquire Morphosys AG por 2.7 bilhões de euros

Shreeram Aradhye, presidente de desenvolvimento e diretor médico da Novartis, comentou: “Com a aquisição planejada da Morphosys, pretendemos fortalecer ainda mais nosso pipeline e portfólio líder em oncologia, aumentando nossas capacidades e experiência. Com base na nossa parceria de desenvolvimento de longa data com a Morphosys, esperamos continuar o nosso trabalho em conjunto para concretizar todo o impacto e valor dos seus medicamentos de investigação para pacientes com necessidades não satisfeitas.”

No âmbito da transação acordada, que foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Administração de ambas as empresas, a Novartis fará uma oferta pública de aquisição voluntária de todas as ações ao portador sem valor nominal da Morphosys por 68 euros por ação (ou um total de 2,7 mil milhões de euros). ).

A transação está sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo a aceitação da oferta de aquisição de pelo menos 65% das ações em circulação da Morphosys e o recebimento de aprovações regulatórias, e deverá ser concluída no primeiro semestre de 2024. Até a conclusão da transação, a Morphosys continuará operar como uma empresa separada e independente… leia mais em Chemanager 06/02/2024