O grupo de moda italiano OTB, propriedade de Renzo Rosso, adquiriu uma participação majoritária na fabricante de calçado Stephen, com sede em Veneto, através da sua subsidiária Staff International. A Stephen é fornecedora da OTB há mais de 20 anos. A empresa foi fundada em 1967 por Francesco Bertollo e atualmente é dirigida pelos irmãos Stefano, Antonella e Valeria Bertollo, segunda geração da família. A Stephen produz calçado masculino e feminino de alta gama e conta com uma equipe de 70 funcionários.

A aquisição faz parte da política de longo prazo da OTB de garantir conhecimento técnico altamente especializado e capacidade produtiva em categorias de produtos estratégicas para o crescimento das suas marcas. A OTB colocará os seus consideráveis recursos à disposição da Stephen para expandir ainda mais o negócio do produtor e apoiar o seu desenvolvimento nas áreas de tecnologia, soluções digitais e sustentabilidade. Stefano Bertollo manterá a sua posição como CEO da Stephen.

Rosso, presidente e fundador da OTB, declarou: “As marcas OTB são conhecidas em todo o mundo pela originalidade, criatividade e artesanato dos seus produtos. O made in Italy tornou-se a nossa marca, graças a uma estreita colaboração com as empresas que compõem a nossa incrível cadeia de aprovisionamento: um ativo único que nos torna extremamente competitivos nos mercados internacionais. É por isso que, como grupo, investimos em players locais que construíram a reputação da moda italiana em todo o mundo, para garantir o seu crescimento contínuo e um desenvolvimento cada vez mais estável.”

A OTB começou a implementar esta estratégia há vários anos e ao longo do tempo o grupo tem oferecido um forte apoio aos produtores locais, tanto através de programas de assistência financeira, como o CASH, gerido em colaboração com um banco, que permite aos fornecedores da OTB cobrar os seus créditos antecipadamente em condições muito favoráveis, com a OTB atuando como fiador graças à sua classificação de crédito muito elevada, como através de iniciativas de comunicação que promovem os fabricantes italianos de primeira categoria, como a campanha “Made in Italy, Made Perfectly”.

Em 2023, a OTB registou receitas de 1,9 bilhão de euros, um aumento de 10,2% a taxas de câmbio constantes e de 7,2% à taxa de câmbio atual. As vendas líquidas foram de 1,8 bilhão de euros, um aumento de 12,4% a taxas de câmbio constantes e de 9,1% à taxa de câmbio atual. O EBITDA foi de 348 milhões de euros e o EBIT foi de 140 milhões…. Leia mais em Fashion Network 25/03/2024