A semana já começou animada para a PetroRio (PRIO3). Alguns dias após comprar o restante da participação no campo de Itaipu, a PRIO anunciou duas operações nesta nesta segunda-feira (03): a aprovação de um novo programa de recompra e, ainda, a incorporação das ações da Dommo Energia (DMMO3).

Primeiro, falemos do programa de aquisição: Serão recompradas até 46 milhões de ações ordinárias da companhia, o que equivale a aproximadamente 5,43% do total de ações já emitidas pela empresa.

O programa teve início em 30 de setembro e poderá ser estendido por 18 meses, até 30 de março de 2024.

Para que serve uma recompra de ações?

Existem diversos motivos que levam uma empresa como a PetroRio – PRIO a aprovar um programa de recompras como esse. Entre eles, estão:

  • A companhia acredita que suas ações estão baratas ou mal avaliadas pelo mercado;
  • A empresa precisa distribuir ações aos executivos como bônus e não quer emitir novos papéis;
  • Ela quer gerar valor ao acionista que continua em sua base, apesar da instabilidade do mercado.

PetroRio (PRIO3) caminha na aquisição da Dommo

Para onde vão as ações recompradas?

Quando uma companhia recompra suas ações em programas como esse, os papéis deixam de circular na bolsa de valores e passam a ser mantidos em tesouraria.

  • Atribuição aos detentores de ações preferenciais classe A da subsidiária PetroRio OPCO, por ocasião de seu resgate;
  • Otimização da geração de valor para os acionistas da PRIO, uma vez que os administradores entendem que a atual cotação não reflete o valor justo das ações;
  • Alienação pública ou privada; e/ou
  • Manutenção em tesouraria ou cancelamento dos ativos no mercado.

A recompra dos papéis PRIO3 poderá ser feita em mais de uma operação.

Caso o programa adquira o total de papéis aprovado, de 5,4% das ações emitidas pela PRIO, a petroleira passará a deter 10% do capital social em tesouraria.

Atualmente, a PetroRio possui 38.752.770 ações em tesouraria.

Retorno ao acionista da PetroRio (PRIO3)

A PetroRio (PRIO3) procura maximizar a geração de valor para os seus acionistas, e a recompra é uma das maneiras que a empresa pode optar para dar retorno para o seu investidor.

É um modelo diferente da distribuição de proventos, por exemplo, que proporciona retorno através do pagamento de dividendos e juros sobre capital próprio ao invés da valorização das ações.

Vale lembrar que a recompra de ações também faz com que os papéis percam liquidez na bolsa, uma vez que menos ações são negociadas.

PetroRio (PRIO3) e a incorporação da Dommo (DMMO3)

Um mês depois de fechar a compra da antiga joia do império de Eike Batista, a PetroRio (PRIO3) deu mais um passo em direção à conclusão do processo de aquisição da Dommo Energia e aprovou a incorporação das ações DMMO3.

Os acionistas da Dommo terão duas opções de substituição dos papéis. A primeira será trocar cada ação DMMO3 por um papel preferencial de emissão da subsidiária da PRIO, a OPCO, da classe A — que, em termos práticos, corresponde a 0,05 ação da PetroRio (PRIO3), que poderá ser pago em dinheiro.

A outra possibilidade é receber ações preferenciais classe B da OPCO, obrigatoriamente pagos em dinheiro e equivalente a aproximadamente R$ 1,85, que deverá ser depositado em até 90 dias após a conclusão da operação.

“A preços de mercado atuais, os investidores da Dommo provavelmente prefeririam a opção em dinheiro”, disse o Credit Suisse.

O fechamento do negócio segue sujeito ao cumprimento de condições precedentes, como aprovação em assembleia geral de acionistas da Dommo, o aval do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e de autoridades governamentais da Áustria…. leia mais em Seu Dinheiro 03/10/2022