A corretora israelita eToro, uma aplicação de trading para investimento em ações ou criptomoedas, anunciou esta quinta-feira que adquiriu a startup portuguesa Bullsheet, uma fintech criada há pouco mais de um ano que fornece ferramentas de gestão de portefólios exclusivamente para os utilizadores da eToro.

Fundada em 2021 em Lisboa, a Bullsheet nasceu depois de os primos Filipe Sommer e João Ramalho Carlos, fãs da eToro desde o primeiro ano da pandemia, terem decidido aderir ao programa “Popular Investor” da empresa de Telavive – uma iniciativa que dá a possibilidade aos investidores da corretora de criarem o seu próprio negócio ou terem um rendimento extraordinário por essa via.

Bastaram doze meses para a dupla de familiares passar a dupla de empreendedores e lançar a Bullsheet, que os “eToroers” podem utilizar para acompanhar as suas ações em after-hours (após o fecho dos mercados bolsistas), fazer análise de risco à sua carteira de investimento, diversificar sectores nos quais ou os investidores que se copia (copy trading).

Plataforma de trading eToro compra fintech

O cofundador e CEO da eToro considera que esta história made in Portugal é um “ótimo exemplo do talento e paixão da comunidade global” da plataforma. “Acreditamos que há um poder no conhecimento partilhado e que, ao transformar o investimento num esforço de grupo, produzimos melhores resultados e tornamo-nos mais bem-sucedidos juntos”, disse Yoni Assia, em comunicado enviado esta manhã ao Jornal Económico.

A aquisição, cujo valor não foi revelado, prevê que Filipe Sommer e João Ramalho Carlos se juntem à fintech que vale mais de 8 mil milhões de dólares e que os serviços da Bullsheet sejam totalmente integrados na eToro, algo no qual se encontram neste momento “a trabalhar”. Por exemplo, a funcionalidade de calendário já está online e em breve estará disponível a monitorização do portefólio after-hours, bem como o feed de notícias personalizado com base nos ativos de cada um.

O sentido de comunidade – não fosse uma plataforma de social trading – foi o que fez Filipe e João instalarem a eToro em 2020, conta Filipe Sommer, cofundador da Bullsheet. “Foi a mentalidade colaborativa da eToro, incluindo a capacidade de copiar outros investidores que realmente nos atraiu para a plataforma. A eToro permitiu-nos interagir com milhões de investidores de todo o mundo. Partilhamos o mesmo objetivo: queremos aprender sobre os mercados financeiros e tornar-nos melhores investidores juntos”, assegura.

João Ramalho Carlos, cofundador da Bullsheet, destacou o entusiasmo pela “transição de utilizadores da eToro para funcionários da eToro” e garantiu que irá trabalhar para que a reputação da empresa enquanto fornecedora de “ferramentas inovadoras que ajudam o investidor de retalho” se mantenha. “A missão da eToro é fornecer aos utilizadores os instrumentos necessários para aumentar o seu conhecimento e riqueza numa comunidade global”, afirmou… leia mais em O Jornal Econômico 27/10/2022