A Premier League anunciou nesta terça-feira que aprovou a aquisição de 25% do Manchester United, e mais o investimento no clube de 300 milhões de dólares — R$ 1,4 bilhão —, por parte do empresário Sir Jim Ratcliffe. Ele passou no teste de propriedade e direção da liga inglesa. Qualquer novo proprietário ou diretor de clube do Campeonato Inglês precisa ser submetido a esse exame.

O acordo de compra tinha sido anunciado pelo próprio Manchester United no final do ano passado, mas dependia da aprovação da Premier League.

O bilionário Jim Ratcliffe vai investir cerca de 1,25 bilhão de libras — R$ 7,7 bilhões — para adquirir esses 25% das ações do clube inglês.

Premier League aprova compra do futebol do Manchester United

Uma das partes da transação era o compromisso da empresa INEOS, do ramo da indústria química britânica e presidida pelo bilionário, assumir a responsabilidade da gestão das operações do futebol do Manchester United. Isso inclui o futebol masculino, o feminino e as categorias de base.

A tendência agora é que essa aquisição de 25% das ações do Manchester United por Jim Ratcliffe também seja aprovada pela Federação de Futebol da Inglaterra (FA).

Essa é a primeira compra dentro da Premier League aprovada desde que a liga promoveu mudanças nas regras de supervisão para esse tipo de processo, em março do ano passado… leia mais em GE 13/02/2024