A turbulência econômica e política atual pode pressagiar o início de uma nova era que é estruturalmente muito diferente com uma nova narrativa de progresso. A conclusão é do artigo “On the cusp for a New Era” publicado pelo McKinsey Global Institute,  sugere uma estrutura para imaginar a nova era, extraída de uma perspectiva histórica da tectônica estrutural que sustenta o mundo que temos hoje e como elas podem se desenrolar na próxima era. Trabalhar como responder ao momento atual e ao caminho a seguir é complexo e requer ousadia.

Presságios de uma nova era?

Os últimos dois anos e meio foram extraordinários. O que estamos vendo é certamente mais do que a progressão de apenas mais um ciclo de negócios. A combinação desnervante de uma pandemia global agravada pela escassez de energia, inflação rápida e tensões geopolíticas fervendo faz com que as pessoas se perguntem quais certezas restam. Os eventos de hoje podem até parecer um aglomerado de terremotos que está remodelando nosso mundo.

Já estivemos aqui antes. “terremotos” semelhantes atingiram o passado: imediatamente após a Segunda Guerra Mundial (1944–46), durante o período em torno da crise do petróleo (1971–73) e na época da ruptura da União Soviética (1989–92). Como um terremoto real, cada um deles mudou o cenário global com a liberação repentina de poderosas forças subjacentes que estavam se acumulando em torno de uma linha de falha ao longo do tempo – mas nesses casos, se desdobrando ao longo de alguns anos, em vez de em um big bang. Cada um deles inaugurou uma nova era: o Boom do Pós-guerra (1944–71), a Era da Contenção (1971–89) e a Era dos Mercados (1989–2019). Estamos agora à beira de uma nova era presa pelos terremotos de hoje? .. Leia mais em mckinsey 27/10/2022