QANLEX, um fundo pioneiro de financiamento de litígios que opera na Europa e na América Latina, acaba de levantar US$ 30 milhões para seu terceiro fundo de investimento.

Os recursos arrecadados serão utilizados para financiar arbitragem e contencioso judicial, promovendo o investimento em ações de mérito. QANLEX oferece capital para a realização de ações judiciais que, devido ao seu alto custo, não poderiam ser processadas de outra forma. Em troca, somente em caso de resultado favorável, você recebe uma parte menor do valor concedido.

Além do modelo tradicional de financiamento de contencioso de terceiros, a Qanlex oferece o adiantamento de parte do valor da reclamação, ajudando assim as empresas a se financiarem para que tenham que devolver o capital apenas em caso de desfecho favorável do litígio.

QANLEX levanta US$ 30 milhões
Unsplash

Além dos seus três fundos de investimento, a QANLEX já levantou outras duas rodadas de investimento com fundos de capital de risco como The Legal TechFund, FJ Labs e Carao Ventures.

Isso lhe permitiu desenvolver uma plataforma tecnológica, Case Miner, que encontra reclamações de mérito, parametriza-as e classifica-as com base na visibilidade do caso e no tempo previsto para a decisão final, entre outros fatores.

O fundo presta apoio financeiro em diversas situações jurídicas, garantindo assim que particulares e empresas possam enfrentar desafios jurídicos sem restrições financeiras. Esta abordagem permite que as pessoas afetadas procurem justiça e reivindiquem os seus direitos, mesmo contra partes com recursos superiores, democratizando o acesso à justiça e oferecendo uma solução financeira inovadora no domínio jurídico.

Fernando Folgueiro, cofundador do escritório , destaca que o acesso à justiça não deve ser um luxo reservado a quem tem recursos financeiros consideráveis: “Com a nossa recente captação de capital, poderemos expandir a nossa capacidade de apoiar ações judiciais de mérito. “Este novo fundo permitir-nos-á ajudar mais indivíduos e empresas a lutar pelos seus direitos, nivelando as condições de concorrência no sistema jurídico e garantindo que a justiça seja acessível a todos.”

Por sua vez, Yago Zavalia Gahan, cofundador da QANLEX, garante que este aumento é crucial para a empresa: “Não só nos permite expandir o nosso alcance e apoiar uma gama mais ampla de exigências meritórias, mas também sublinha a confiança que os investidores têm no nosso modelo de negócio e na nossa missão de democratizar o acesso à justiça. “Estamos empenhados em continuar a ser um aliado fundamental para aqueles que enfrentam desafios jurídicos, garantindo que a falta de recursos financeiros não seja um impedimento à procura e obtenção de justiça.”… leia mais em Tekios 27/12/2023