A Associação Educacional Luterana do Brasil (Aelbra) vendeu a administração da Rede Ulbra de Educação, sediada em Canoas, no Rio Grande do Sul, para a Rede Evolua de Educação, grupo privado de São Paulo.

O comunicado foi feito por e-mail à comunidade acadêmica na tarde desta quinta-feira, 10.

A Aelbra e a Evolua não divulgaram valores da compra, mas sabe-se que a nova administradora irá assumir as dívidas da Ulbra, que chegam a R$ 9 bilhões. A ideia é reduzir o valor e viabilizar investimentos futuros.

No seu auge, em 2015, o Ministério da Educação apontou a Ulbra como a maior universidade do Rio Grande do Sul e a 18º no país.

Na época, ela registrou um total de 37.213 alunos matriculados, com 24.978 na graduação presencial e 12.235 na modalidade de educação a distância.

Leia também demais posts relacionados a Educação no Portal Fusões & Aquisições.

Rede Evolua compra Ulbra

Os problemas começaram para valer em em 2019, quando a Aelbra entrou na justiça com um pedido de recuperação judicial para conseguir condições mais favoráveis de negociação das dívidas.

O pedido foi aprovado no ano passado pela Assembleia de Credores, mas foi paralisado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul por causa de dívidas da Aelbra com a União.

Sem a entrada da Evolua na administração, a instituição provavelmente iria à falência.

De acordo com a assessoria da Aelbra, a mudança no comando se deu em comum acordo entre os antigos sócios e a nova equipe, que contará com a entrada de um grupo de investidores na operação.

“A chegada de um projeto robusto, com o aporte de recursos financeiros que possibilitam à instituição enfrentar a recuperação judicial e a dívida tributária, é uma boa notícia a todos e especialmente à comunidade educacional. Sem um investidor e com a suspensão da Recuperação Judicial, no início de fevereiro, o caminho mais provável seria a falência”, comenta Marcos Ziemer, diretor executivo da Aelbra, ao jornal Extra Classe.

A Rede Evolua atua na recuperação de escolas que estão com dificuldades financeiras.

Com sede em São Paulo, onde administra três colégios, a empresa foi fundada em 2020, com foco na Educação Básica e no Ensino Superior… leia mais em Baguete 11/03/2022