Ex-sensação da web especialmente durante a pandemia de covid-19, a rede social de fotos BeReal foi vendida para a companhia francesa Voodoo Games. Antes da conclusão do negócio, a nova dona havia sugerido que o BeReal valia cerca de 500 milhões de euros, mas o valor exato da compra não foi informado — as informações são do site Business Insider.

Ainda sem muitos detalhes, a compra por parte da empresa francesa de jogos já começa a afetar o dia a dia do BeReal. O CEO e cofundador da rede social, Alexis Barreyat, vai deixar sua posição na companhia após o período de transição e será substituído por um novo nome muito provavelmente ligado à Voodoo Games.

BeReal não conseguiu manter a popularidade

Lançada em 2019, a plataforma de fotos instantâneas ganhou muita popularidade entre os brasileiros por causa do seu estilo “sem filtros” que foca na “realidade” das imagens. Ou seja, os usuários costumavam tirar suas selfies de uma maneira mais íntima, sem maquiagem ou efeitos especiais.

Durante a pandemia de covid-19, a rede social conseguiu muitos adeptos ao redor do mundo, no entanto vem perdendo a força. Segundo o Business Insider, a empresa estava à procura de compradores em potencial, já que tinha menos de um ano do restante de seu financiamento.

Não é possível saber o que a Voodoo Games planeja fazer com o BeReal, mas dá para pensar em algum tipo de gamificação com a plataforma ou com a utilização de seu banco de dados.

Apesar de pouco ser comentada atualmente, a BeReal causou impacto no mercado: o TikTok lançou um clone em 2023, que foi encerrado poucos meses depois da estreia, enquanto Telegram e Snapchat ainda investem em uma ideia semelhante. Instagram e Messenger chegaram a começar a desenvolver um recurso semelhante, mas já há algum tempo não se fala sobre ele… leia mais em CanalTech 11/06/2024