A Radar, retailtech que desenvolve soluções para controle de estoques, localização e acompanhamento em tempo real do manuseio e da movimentação de produtos nos pontos de venda acaba de receber um aporte minoritário do RX Ventures, fundo de Corporate Venture Capital (CVC) da Lojas Renner.

O valor do aporte não foi revelado, mas este é o primeiro investimento que a RX Ventures realiza em uma startup fora do Brasil. “A tecnologia da Radar proporciona um ganho de eficiência na loja física. Como na Renner já usamos o RFID, pré-requisito para o funcionamento do sistema da Radar, poderemos ser parceiros nos testes e escalabilidade da tecnologia no Brasil e na América Latina, diz a head de Novos Negócios da Lojas Renner, Analu Partel.

A rodada foi liderada pela Align Ventures, dos Estados Unidos, o RX juntou-se a outras importantes varejistas, gestoras e aceleradoras daquele país que já eram investidoras da startup, como a American Eagle Outfitters, Y Combinator e Founders Fund. Desde que começou a operar, em 2013, a Radar já captou mais de US$ 50 milhões.

RX Ventures fundo da Lojas Renner investe em startup do varejo e marca presença no exterior

Antes da rodada de investimento da qual o RX fez parte, a startup já testava seu sistema em unidades de diferentes marcas americanas. Logo após a formalização do aporte, ela fechou negócio para implantar a solução em 500 pontos de venda da American Eagle – especializada em moda e acessórios – nos Estados Unidos nos próximos 12 meses.

A Radar reduz as fronteiras entre o físico e o digital e promove uma possibilidade concreta de disrupção no varejo de moda. Com o RX, queremos cocriar o futuro do nosso setor com sinergias, geração de valor e troca de experiências entre nossos executivos e empreendedores, visando a inovação a serviço da jornada dos clientes. É o nosso terceiro investimento, sempre com o objetivo de antecipar tendências para o setor”, diz a head de Inovação Aberta e RX Ventures, Marie Timoner.

Fundo da Lojas Renner lançado em 2022, investe em terceira startup

A Radar é a terceira investida do RX, lançado em março de 2022 com capital de R$ 155 milhões. A primeira foi a Logstore, que produz uma plataforma para centralizar as vendas digitais e permite conciliar os pedidos de múltiplos canais com os estoques das lojas físicas para acelerar a logística de última milha.

“Estamos animados pela parceria com o RX Ventures e com a equipe mais ampla da Lojas Renner S.A., num momento em que buscamos expandir nosso negócio para fora dos Estados Unidos e impulsionar a inovação para empresas e clientes ao redor do mundo”, afirma Spencer Hewett, CEO da Radar.

O objetivo do CVC da Lojas Renner é investir em pelo menos 10 startups “early stage” focadas em soluções inovadoras para o ecossistema de moda e lifestyle, tanto as “seeds”, com produtos em teste, quanto as “series A”, com maior nível de maturidade.

Os aportes podem ser realizados uma ou mais vezes em cada investida, conforme a evolução das respectivas operações. Até agora foram mapeadas previamente mais de 1,5 mil oportunidades de negócios, das quais algumas dezenas passaram por etapas mais detalhadas de avaliação… leia mais em Startupi 04/05/2023