A empresa argentina de software de gestão empresarial (ERP, na sigla em inglês) recebeu nesta terça-feira uma notícia de alto impacto: a Visma , gigante da informática de origem norueguesa, anunciou a compra da Calipso, uma das empresas de software de capital argentino com mais tradição em este segmento.

Conforme explicou a empresa europeia à iProfesional, a operação faz parte da estratégia da Visma de se tornar uma prestadora de serviços completos na América Latina.

Com a compra da Calipso por um valor não divulgado, a Visma, que possui mais de um milhão de clientes em todo o mundo, cerca de 10 milhões de usuários e mais de 12.000 funcionários, agrega ao negócio uma ampla carteira de clientes, de nível internacional e talentos locais.

Leia também demais posts relacionados a TI no Portal Fusões & Aquisições.

Software de gestão: Visma compra Calipso

Foco na América Latina

Com quase 30 anos no mercado, a Calipso adicionará volume à Visma para atingir o mercado latino-americano de software erp no segmento de médio/grande porte.

Na Europa a Visma é um dos principais fornecedores de ferramentas financeiras, onde processa mais de 20 milhões de faturas mensais . Um software que agora você pode oferecer aos seus clientes na América Latina para proporcionar uma experiência com maior cobertura (end to end).

“Até agora, em nossa região estávamos apenas desenvolvendo e comercializando soluções em nuvem para gestão de pessoas, mas agora adicionamos um negócio no qual temos tudo para crescer”, disse. Álvaro Capobianco CEO da Visma para a América Latina.

A tecnologia Calipso é utilizada em empresas da Argentina, Chile, Peru, Colômbia, México, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Equador, Panamá e Espanha.

Possui produtos e serviços de computação baseados em nuvem para contabilidade, vendas, cobrança, pagamentos de compras, estoques e controle de produção.

Calipso é o único produto ERP a ganhar o Prêmio Sadosky de Inovação Tecnológica por seu paradigma bi-framework .

Carteira europeia para compras na Argentina

A Visma desembarcou no mercado argentino em maio de 2019 com a fusão com sua empresa irmã, a holandesa raet , empresa de tecnologia para gestão de capital humano. Ambas tinham como principal acionista o grupo inglês HG Capital.

Em seu primeiro ano na Argentina, a Visma anunciou a aquisição da empresa Zetech e adicionou a plataforma digital de assinaturas eletrônicas e gestão de documentos Turecibo.com ao seu portfólio de ferramentas online de gestão de pessoal.

Também adicionou mais de um milhão de usuários, distribuídos entre mil clientes da Argentina, Chile, Peru, México e Uruguai.

A estratégia de crescimento orgânico, por meio da fusão e aquisição de outras empresas para a região, acrescentou um novo capítulo nesta terça-feira com a compra da Calipso.

Ponta de lança para a região

Iacub co-fundou a Calipso em 1993 junto com dois sócios. Com mais de 100 funcionários, atende clientes da agricultura, educação, lazer, construção, alimentação ou telecomunicações. A esposa de Iacub, Svletana Czyz é a vice-presidente da empresa

Com licenças em mais de 50 países, a Calipso fez um importante anúncio em julho junto com a multinacional chinesa de tecnologia Huawei para fornecer produtos e serviços ao mercado regional.

No quadro de um panorama de crescimento das aplicações comerciais sob a forma de software como serviços ( sigla SaaS em inglês), assinou um acordo de colaboração e comercialização conjunta.

A Calipso fornece seu ERP, reconhecido na região por sua adaptabilidade, funcionalidade e tecnologia de ponta, e a Huawei promove sua Huawei Cloud, uma das plataformas de computação em nuvem mais importantes do mundo e que conta com data centers próprios na Argentina, Chile, Peru, Brasil e México para garantir a menor latência do mercado… leia mais em Titulares.Ar 15/03/2022