Com investimento de US$ 155 milhões, a Stellantis comprou parte da McEwen Copper, subsidiária da mineradora canadense McEwen Mining. A empresa mantém projetos para mineração de cobre na Argentina e fornecerá o material para a montadora a partir de 2027.

A Stellantis adquiriu 14,2% das ações da McEwen Copper, tornando-se a segunda maior acionista junto com a Rio Tinto, através de uma joint venture de tecnologia de extração de cobre chamada Nuton.

O projeto argentino de Los Azules vai produzir 100 mil toneladas anuais de cobre cátodo com 99,9% de pureza a partir de 2027 e as reservas podem assegurar a operação por pelo menos 33 anos. O cobre é matéria-prima estratégica para a mobilidade elétrica e sua demanda deve triplicar nos próximos anos.

Ao investir no projeto, a Stellantis poderá suprir parte da demanda de cobre a partir de 2027.

Stellantis investe US$ 155 milhões em mineração de cobre na Argentina

O investimento na mineradora reforça ainda a estratégia da Stellantis para a América do Sul e o seu plano de ser carbono neutro até 2038. A montadora prevê até 2030 vender 100% de veículos eletrificados na Europa, 50% nos Estados Unidos e 20% no Brasil.

“Estamos dando passos importantes na Argentina e no Brasil, com o objetivo de descarbonizar a mobilidade e de assegurar suprimentos estratégicos de matérias-primas necessárias ao sucesso dos planos globais de eletrificação da companhia”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares… leia mais em Automotive Business 27/02/2023