A Usiminas anunciou nesta quinta-feira (30) que a Ternium chegou a um acordo com a Nippon Steel para comprar uma participação de 68.667.964 ações ordinárias da companhia, o equivalente a 9,74% do total, por R$ 686,6 milhões, R$ 10 por ação.

Com isso, a siderúrgica argentina vai passar a deter participação de 49,5% das ações ordinárias, enquanto a Nippon Steel vai ficar com 22,8%. Ambas são parte do grupo de controle da Usiminas juntamente com a Previdência Usiminas.

Segundo a empresa, Ternium e Nippon Steel concordam que uma nova estrutura de governança em que a Ternium, por ter uma extensa rede de negócios na América Latina, tenha um papel mais importante na Usiminas a beneficiaria em meio ao atual momento.

Ternium compra participação da Nippon Steel na Usiminas

Um novo acordo de acionistas será assinado, com a Ternium passando a deter 61,3% das ações vinculadas, enquanto a Nippon Steel terá 31,7% e a Previdência Usiminas ficando com 7,1%.

Como parte do novo acordo, a Ternium passará a indicar a maioria dos membros do conselho de administração, além do diretor-presidente e outros quatros diretores estatutários.l… leia mais em Valor Econômico 30/03/2023