A Unimed está negociando a venda de uma participação no hospital Baía de Todos os Santos, em Feira de Santana, na Bahia, para a Rede D’Or ou o Mater Dei, disseram ao Scoop by Mover duas fontes com conhecimento no assunto.

As duas empresas interessadas compraram hospitais recentemente na cidade e estão com uma alta quantidade de leitos ociosos. Já a Unimed tem clientes e leitos, mas ainda precisa contratar serviços de alta complexidade em outros hospitais da região.

Segundo uma das fontes, que participa das negociações e pediu anonimato para falar com o Scoop, um dos principais motivos da ociosidade nos hospitais da Rede D’Or e Mater Dei é a predominância da participação da Unimed no entorno do município, com mais de 150 mil vidas seguradas. E sozinha a Unimed não consegue criar a estrutura necessária para atender à sua base de clientes.

Essa fonte também explicou que, por isso, a Unimed estuda uma sociedade com uma das duas empresas no hospital Baía de Todos os Santos. O ativo é avaliado em R$300 milhões.

“A Unimed teria uma participação no hospital da Rede D’Or ou da Mater Dei e uma das empresas teria a participação no hospital da Unimed”, afirmou.

Unimed negocia venda de hospital

A negociação envolveria a criação de uma nova empresa que seria dona dos dois hospitais. Segundo a fonte, 49% da participação ficaria com a Unimed e 51% com a empresa que comprar o ativo.

O movimento evidencia a necessidade de investimentos adicionais por parte das companhias para garantir vantagens competitivas em meio a uma corrida de consolidação no setor de saúde que já extrapola os grandes centros urbanos.

As fontes afirmaram que o negócio vai beneficiar por um lado a Unimed, que poderá atender clientes de outras seguradoras em seu hospital e ainda terá escala para compras de insumos hospitalares, ao se associar a uma das gigantes do setor.

Já para as empresas interessadas, a parceria também poderia diminuir o número de leitos ociosos, que poderiam ser usados por clientes da Unimed na cidade… leia mais em TC 14/08/2022