Em mais um passo para expandir suas atividades na área de pagamento com celular, a Visa anuncia que comprará, por US$ 110 milhões à vista, a empresa sul-africana Fundamo — especialista em serviços financeiros para plataformas móveis.

Segundo a agência de notícias Dow Jones, a Fundamo tem mais de 5 milhões de assinantes em cerca de 40 países na África, Ásia e no Oriente Médio. Sua plataforma de pré-pagamento móvel permite que os clientes transfiram dinheiro, paguem contas e compras e chequem a conta bancária usando o celular.

Em maio, a Visa lançou sua “carteira digital”, sistema de pagamento virtual que integra telefone celular, sites de comércio eletrônico e redes sociais (veja mais aqui). A aquisição da Fundamo seria mais uma estratégia da companhia para fortalecer a presença no mercado de pagamento móvel, que agora tem a “Google Wallet”como concorrente.

A Visa também assinou um novo acordo comercial de longo prazo com a Montise PIc, fornecedora de serviços de pagamento móvel para instituições financeiras. Na quarta-feira, 8, as ações da Visa encerraram o dia com o valor de US$ 76,71 na Bolsa de Valores de Nova York.

Fonte: O EstadoSP 09/06/2011