Depois de comprar cerca de 80% da dívida bancária da fabricante de freezers e geladeiras Metalfrio, a gestora WNT, conhecida pela ligação com o banco Master de Daniel Vorcaro e com o empresário Nelson Tanure, propôs à companhia a conversão de todo o volume de crédito adquirido no mercado em participação acionária, o que, a depender da taxa negociada, poderá significar a obtenção do controle da companhia.

Segundo o sócio da WNT, Valério Marega Junior, a gestora começou a comprar créditos vencidos da Metalfrio em 2020, no pior momento da pandemia e período de maior dificuldade da empresa. Esse foi, segundo ele, o melhor ano de compra de ativos para a gestora. De lá para cá, a WNT comprou créditos vencidos principalmente do Bradesco, Itaú Unibanco e Banco do Brasil.

WNT propõe converter 80% da dívida bancária da Metalfrio em participação acionária

Outras gestoras de situações especiais (“special sits”) olharam os créditos inadimplidos, apurou o Valor. O investimento na Metalfrio, conforme Marega, é da WNT, sem qualquer ligação com Master ou Tanure.

O executivo disse que o conselho da companhia ainda precisa deliberar sobre a proposta e, a partir de então, as partes sentarão na mesa para negociar as… leia mais em Valor Econômico 25/07/2023