[playht_player width=”100%” height=”90px” voice=”pt-BR_IsabelaV3Voice”]

Depois de concluir o processo de integração da argentina BoosterAgro, comprada em abril de 2021, a startup de monitoramento de lavouras Agrosmart tem explorado novas oportunidades para o lançamento de produtos. Como parte desse trabalho, a empresa busca atrair US$ 5 milhões, o equivalente a cerca de R$ 25 milhões, na rodada de investimentos que pretende concluir até junho de 2024 — e em que ela já acertou metade dos aportes.

Uma das novidades da atual fase é um produto que calcula o risco das cadeias agropecuárias. A nova plataforma utiliza dados de mais de oito mil sensores espalhados pela América Latina ou cedidos pelos 100 mil produtores parceiros de nove países da região.

“Temos produtores de mais de 90 cultivos diferentes e de diversos tamanhos, dos pequenos aos grandes, o que nos dá uma visão ampla e muito legal das cadeias”, afirmou à reportagem a CEO da Agrosmart, Mariana Vasconcelos.

Agrosmart avança em rodada em que busca aportes

Com o lançamento do Agrosmart Nexus, a agtech passa a atender também empresas que atuam “antes e depois da porteira”, fornecendo insumos e crédito ou adquirindo os produtos agropecuárias. “Eles terão indicadores de ESG por cadeia, região ou produtor, para que possam conhecer a pegada de carbono, o risco de desmatamento e a adoção de boas práticas. E poderão escolher quais indicadores querem monitorar”, disse.

A base de dados tem informações sobre chuva, rentabilidade e produtividade em mais de 48 milhões de hectares — o que faz dela, provavelmente, um dos maiores bancos da América Latina, diz … leia mais em Globo Rural 07/12/2023