Após captar US$ 12,5 milhões e estar próxima de atingir o breakeven, a Vibe Saúde se prepara para atuar como ecossistema com base em Inteligência Artificial, considerando a nova era do setor de saúde, onde a inovação e IA prometem trazer um novo estágio para o segmento, desde o cotidiano dos profissionais da área até à qualidade de vida dos pacientes.

O objetivo da Vibe Saúde é se tornar um ecossistema de saúde e phygital empoderado por inteligência artificial generativa e com alto padrão de segurança, desenvolvido por uma equipe de médicos e profissionais da área e apto a atender diferentes tipos e perfis de pacientes. Entre os serviços previstos estão teleconsultas, delivery de medicamentos, além de parceiros que compõem uma rede de clínicas, laboratórios e especialistas presenciais para encaminhamento de pacientes.

Dentre as primeiras soluções deste ecossistema e já em operação está a ferramenta de segurança clínica chamada Trust AI, que avalia o grau de segurança e gera insights de UX de ferramentas de AI como, por exemplo, assistentes de saúde.

“Sabemos dos riscos que permeiam a inteligência artificial, principalmente em uma área tão específica como a da saúde. Por isso, criamos o Trust AI como uma base do nosso ecossistema, o que nos garante um alto nível de segurança. Assim, conseguimos manter nosso propósito de democratizar o acesso à saúde de qualidade, valendo-se da tecnologia, mas sem perder o “olho no olho’”, explica Felipe Cunha, CEO da Vibe Saúde.

Próximos passos da Vibe Saúde

O próprio Trust AI deve suportar a criação de outros produtos da empresa que usam inteligência artificial, inclusive a Vivi da Vibe, uma espécie de ChatGPT da saúde, com grande poder educativo e na gestão do cuidado, guiando o paciente em toda a sua jornada de tratamento, já em fase de testes com clínicas e laboratórios de análises clínicas da região do ABC Paulista. Como parte desta rede de serviços da saúde, há ainda, por consequência, a criação do que seria o primeiro marketplace brasileiro a ter curadoria de provedores de serviços para a área em que o paciente é guiado por um orquestrador de cuidado de saúde com base em AI.

“Desde 2020, quando colocamos nosso serviço de telessaúde no ar, temos aproveitado as oportunidades que a tecnologia oferece para ampliar o acesso das pessoas à saúde, contribuindo para buscar maior precisão nos diagnósticos realizados e aumentando adesão ao tratamento. Por conta desta experiência que todo nosso time colheu e também de uma extensa pesquisa e colaboração de inúmeros profissionais da saúde, temos condições de, agora, trazer o pioneirismo no uso da IA generativa no atendimento das atuais demandas da saúde brasileira, com toda a segurança necessária para a área”, adianta Dra. Fernanda Monteiro, diretora técnica de clínica médica da Vibe Saúde.

Além de sua operação de milhares de teleconsultas mensais em clínica geral e mais de dez especialidades, a Vibe Saúde conta com um time de saúde e de inteligência artificial dedicados integralmente ao desenvolvimento de novos produtos e serviços. A Healthtech atende operadores de saúde e pacientes particulares, que podem ter acesso a uma consulta pelo celular e .. leia mais em Startupi 26/04/2024