A BRF concluiu a criação de uma joint venture com a Halal Products Development Company (HPDC), uma subsidiária do Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, de acordo com um comunicado enviado à Reuters na terça-feira.

A intenção de constituir a JV foi comunicada em outubro de 2022. A participação da BRF na nova empresa será de 70%, e a da HPDC, de 30%, informou a empresa brasileira.BRF e Halal

O anúncio da JV ressalta o esforço da BRF para se transformar de uma empresa puramente exportadora ao país para um fornecedor local de produtos de carne.

A Arábia Saudita importou uma média anual de 564.476 toneladas de produtos brasileiros de frango na década encerrada em 2022, segundo dados da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. No ano passado, porém, comprou menos de 340 mil toneladas, ocupando o quarto lugar entre os principais destinos de frango do Brasil, atrás dos Emirados Árabes Unidos, Japão e China.

A BRF disse que o principal objetivo da JV será desenvolver a indústria de carne halal na região, que envolve alimentos que devem ser produzidos de acordo com as exigências alimentares muçulmanas.

A formalização da JV ocorre dias depois que a Salic, subsidiária integral da PIF, adquiriu uma participação de 10,7% na BRF por meio de uma oferta de ações subsequentes como parte do objetivo de longo prazo da Arábia Saudita de garantir sua segurança alimentar.

Como parte da JV, a BRF disse que estabelecerá uma “Sede de Negócios Halal, um Centro de Inovação em Alimentos Halal e um Centro de Excelência” em um local ainda a ser determinado.

A empresa não detalhou quanto a JV pretende investir em tal empreendimento…..Reportagem de Ana Mano  Reuters Leia mais em msn 02/08/2023