ESOP (Employee Stock Options Plan – Plano de Opção de Compra de Ações para Funcionários) é uma estratégia de remuneração empregada por empresas para incentivar e reter candidatos merecedores. Os empregadores oferecem ações da empresa aos funcionários participantes a um determinado preço e os incentivam a adquirir mais ou aumentar seus valores por meio do desempenho da empresa. Os funcionários a veem como uma ferramenta para multiplicar seu patrimônio durante o tempo de permanência na empresa.

Também está comprovado que motiva os trabalhadores a terem um melhor desempenho. Sua participação na organização torna os funcionários mais responsáveis ​​e leais.

Durante a pandemia, as empresas americanas com benefícios ESOP retiveram 4 vezes mais funcionários.

Como configurar o ESOP para sua startup?

Como funciona o ESOP?

Os fundadores criam um pool ESOP diluindo uma certa parte de seu patrimônio e alocando-os aos funcionários. Em casos de esgotamento do pool, eles diluem ainda mais os pools e captam recursos externamente. Por outro lado, os funcionários recebem ações ou opções de compra de ações com base em sua experiência ou produtividade, conforme regulamentação da empresa. Às vezes, novos funcionários recebem opções de ações como parte de seu CTC (Cost to Company).

As opções de compra de ações são dadas aos funcionários a uma taxa padrão chamada ‘Preço de exercício’ . Após a concessão das opções, os empregadores podem exigir que os funcionários cumpram o ‘período de carência’ por pelo menos 2 anos para exercer seus direitos.

O objetivo de ter um período de carência é evitar que os funcionários saiam muito cedo ou saiam da empresa após a aquisição de ações da empresa.

Algumas empresas podem exigir que os funcionários exerçam seus direitos sobre as ações em etapas. Por exemplo, depois de cumprir o período de carência, um funcionário receberá poder sobre 25% de suas ações. O ano seguinte pode ter um aumento de 50% de poder sobre os estoques e 75% para o ano seguinte. No entanto, um empregador exercendo seus direitos de ações é opcional. Quando o funcionário sai da organização após cumprir o período de carência e adquirir opções de ações, a empresa as recompra pelo preço de mercado atual ou as oferece aos funcionários como um fundo de aposentadoria.

Benefícios do ESOP para startups

  • Do ponto de vista do empregador, as startups podem não ter fundos suficientes para compensar seus funcionários com escalas salariais competitivas no mercado. O uso de opções de ações nesses casos pode ajudá-los a equilibrar as expectativas dos funcionários e a reputação da empresa.
  • Para um funcionário, é uma fonte adicional de renda, além de ter direito a voto em decisões importantes da empresa.
  • Os ESOPs fornecem segurança no emprego e estabilidade econômica para a força de trabalho, o que pode levar ao bem-estar dos funcionários.
  • Funcionários merecedores têm menos consequências fiscais por causa de uma configuração ESOP. Somente nos casos em que as ações dos funcionários são vendidas em troca de lucros, incide o imposto sobre ganhos de capital.
  • Os empregadores oferecem essas opções de ações a um preço consideravelmente mais baixo do que a taxa de mercado. Se a empresa tiver um bom desempenho no futuro, os participantes do ESOP podem vendê-la por um valor de mercado mais alto.

Como estabelecer um plano ESOP para sua startup?

  • Entenda a lei — Você pode considerar obter a assistência de um advogado ou prestador de serviços profissional para planejar seu esquema ESOP. Uma estratégia meticulosa do número de concessões, tamanho do pool, cronograma de aquisição, período de exercício e administração ajudará você a verificar ou modificar suas cláusulas de acordo com os regulamentos legais de sua região.
  • Obtenha um certificado de avaliação — Você precisará de um certificado de avaliação 409a para garantir processos de auditoria e contabilidade tranquilos. Pode ser qualquer avaliação pela qual a empresa tenha passado nos últimos 6 meses.
  • Obtenha a aprovação do conselho — Para prosseguir com o esquema ESOP para o próximo estágio, você precisa obter a aprovação do conselho por meio de uma reunião formal. Isso deve ser feito por meio de uma resolução especial na assembléia de acionistas. Os votos a favor devem ser três vezes maiores do que os votos contra a resolução.
  • Conceda as opções — Agora você pode começar a conceder opções aos seus funcionários, dependendo do tamanho do pool e dos critérios de seleção. Redija e assine as cartas de concessão com todas as regras do ESOP, incluindo o cronograma de aquisição de direitos e as opções de exercício.

O que você deve considerar antes de configurar seu esquema ESOP?

Considere todos os possíveis obstáculos ao seu plano com antecedência. Por exemplo, como as opções de ações serão distribuídas ou retidas se houver uma mudança repentina de propriedade? Os impactos que tais mudanças podem ter em sua configuração ESOP devem ser discutidos. O que acontece se um funcionário violar o cronograma de aquisição de direitos? Nos casos de funcionários que saem das empresas após terem acesso às ações, as empresas precisam recomprar suas ações. O conselho deve apresentar uma estratégia para lidar com tais situações. Recomenda-se não esgotar a piscina antes do tempo. Seu cronograma de aquisição deve se adequar ao seu ciclo de negócios e metas e deve ser comunicado aos funcionários antes de conceder acesso a eles.

Resumindo

Existem pelo menos 6.482 ESOPs nos EUA, com 13 milhões de participantes, de acordo com um estudo do NCEO . O crescimento das opções de compra de ações incentivadas e não qualificadas para funcionários nos últimos anos foi grande devido ao cuidado envolvido em sua implementação. Compreender os requisitos legais para estabelecer um ESOP em sua startup e planejar o tamanho do seu pool pode ser um pouco complicado inicialmente. Você pode dar as mãos à Eqvista em tempos tão desafiadores para tornar sua jornada proveitosa. … leia mais em Eqvista 13/02/2023