Os preços de aquisição das PME europeias caíram ligeiramente para 9,9x EBITDA, sinalizando o início de um declínio antecipado. Índice Argos De Mercado Médio® Q4 2022

Argos Wityu, o fundo de investimento europeu independente, e a Epsilon Research, a plataforma on-line para o gerenciamento de transações de M&A não cotados, publicaram  o Argos Index® Mid-market para o quarto trimestre de 2022. Este índice, lançado em 2006, rastreia as avaliações de empresas privadas da zona do euro e de mercado médio nas quais uma participação majoritária foi adquirida durante os últimos seis meses.

No quarto trimestre de 2022, os preços de aquisição das PME da zona do euro começaram a cair, conforme previsto. Os valores das transações foram, no entanto, impulsionados pelos principais negócios, enquanto o número de transações permaneceu estável, devido ao número de pequenas transações. Em 2022, a atividade de fusões e aquisições de médio porte indicou que as empresas de médio porte da zona do euro eram resilientes, apesar da queda nas condições econômicas e financeiras”, disse Louis Godron, sócio-gerente da Argos Wityu.

Declínio limitado nos preços de aquisição de PMEs europeias não listadas para menos de 10x EBITDA

Múltiplo de Ebitda Argos
Múltiplo múltiplo EV/EBITDA mediano de 6 meses – Fonte: Argos Index® Mid-market / Epsilon Research
  • No quarto trimestre de 2022, o Argos Index® caiu ligeiramente para 9,9x EBITDA, caindo abaixo de 10x EBITDA pela primeira vez em dois anos e meio (Q2 2020).
    Essa estabilidade relativa deve ser qualificada, no entanto:
  • Os preços de aquisição das transações mais recentes na amostra do índice estão em baixa, confirmando o declínio previsto nas avaliações, em um contexto de inflação, altas taxas de juros e incertezas geopolíticas.
  • O spread se ampliou entre os múltiplos do mercado médio superior (agora 12,6x EBITDA), que estão impulsionando o mercado, e o mercado médio inferior (abaixo para 8,6x EBITDA).

Ligeira erosão nos preços pagos, tanto por fundos de investimento quanto por compradores estratégicos.

  • Durante o trimestre, os múltiplos pagos pelos fundos de investimento diminuíram 2% para 10,5x EBITDA, enquanto o número de transações de private equity diminuiu 12%, refletindo taxas de juros mais altas e seletividade bancária.
  • Os preços pagos por compradores estratégicos também caíram ligeiramente, em 9,8x EBITDA. Eles têm sido notavelmente estáveis no ano passado, apesar da volatilidade nos mercados de ações, já que as grandes empresas têm aproveitado a oportunidade de transformar seus modelos de negócios para responder às mudanças estruturais.

A participação de transações em múltiplos > 15x EBITDA se estabilizou em seu nível pré-Covid.

  • Transações > 15x EBITDA representou 14% dos analisados. Essa proporção está de acordo com a observada desde o primeiro trimestre de 2022 e se estabilizou em seu nível pré-Covid. No quarto trimestre, todas as transações foram nos setores de tecnologia ou farmacêutico.
  • Esses < 7x EBITDA representaram 19% das transações analisadas, um aumento em comparação com os trimestres anteriores em 2022.

Em 2022, a atividade de fusões e aquisições de médio porte foi resiliente.

Neste trimestre, a atividade de fusões e aquisições do mercado médio da zona do euro caiu 43% em termos de valor, sobrealimentado pelo declínio de 57% do mercado médio superior. No entanto, o número de transações permaneceu estável (como permaneceu em todo o ano de 2022, sustentado por pequenas transações.

Em 2022, o mercado médio de M&A foi mais resiliente, em termos de valor, do que o mercado geral de M&A. Ele diminuiu 18%, mas permanece em um nível historicamente alto, enquanto o mercado europeu de M&A contraiu 39%.Leia mais em argowityu 09/02/2023