[playht_player width=”100%” height=”90px” voice=”Ricardo”]

A economia global está entrando em um período de pouso, depois do esforço dos bancos centrais para controlar o surto inflacionário, analisou a diretora de Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos do Banco Central do Brasil, Fernanda Guardado. A dirigente participou hoje de evento do Morgan Stanley.

Na economia global, estamos entrando em período de pouso depois do surto inflacionário que começou em 2021″, disse. “Quando a gente olha para trás dá para reconhecer que o caminho da atividade global foi bem menos acidentado que se imaginava [no início da pandemia]”, acrescentou.

De acordo com Guardado, “o mundo está caminhando para [um ritmo de] crescimento, neste ano e no ano que vem, relativamente compatível com o que se observava [no período] pré-pandemia“. A diretora do BC afirmou que os indicadores mostram uma tendência de desaceleração do crescimento global ao longo de 2024.

Diretora do BC vê período de pouso da economia global
Freepik

Na visão da integrante da autoridade monetária, “apesar de tudo o que foi feito em termos de [aperto de] política monetária nos últimos anos, os indicadores apontam para um mundo que está se acomodando ao longo de 2023 e 2024 e diminuindo um risco de ‘hard landig'”.leia mais em Valor Econômico 28/11/2023