A análise avaliou a estratégia de 27 empresas do índice Small Caps da B3 nos últimos dois anos.

A LLYC, consultoria global de Corporate Affairs, Marketing e Relações com Investidores, publica o estudo completo sobre os impactos e a eficácia da comunicação entre empresas de capital aberto e investidores. O estudo inclui o índice “Small Caps RI Tracker”, divulgado anteriormente.

O índice analisou o desempenho das companhias em 10 eixos, indo além das exigências legais estabelecidas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Cada um englobou uma série de itens disponíveis nos sites de RI (Relações com Investidores) e redes sociais das empresas como “Estratégia para Investidores”, “Analistas” e “ESG”. A metodologia desenvolvida pela LLYC classificou esses elementos, fornecendo uma pontuação para a avaliação da comunicação de cada empresa que compõe o índice. Confira o índice completo aqui.

Complementando o índice, a fase final do estudo mostra como a comunicação proativa e eficaz impacta as ações e a cobertura da empresa, além dos benefícios na cobertura da mídia e na comunicação focada em ESG. “A intenção do estudo é evidenciar como a comunicação impacta as empresas de capital aberto em indicadores ou benefícios que realmente fazem a diferença no dia a dia das companhias”, diz Leonardo Albuquerque, gerente de Comunicação Financeira da LLYC Brasil e autor do estudo.

LLYC revela como a comunicação com investidores impacta as empresas de capital aberto
LLYC revela como a comunicação com investidores impacta as empresas de capital aberto

A análise concluiu quatro principais benefícios de uma comunicação efetiva:

  1. A comunicação desempenha um papel significativo no número de analistas que cobrem o dia a dia das empresas. Ou seja, as empresas com melhor classificação no Ranking, são aquelas que também conseguem aumentar o número de analistas financeiros que cobrem as ações e a companhia.
  2. O estudo também buscou compreender o impacto da comunicação nas ações das empresas. A análise revelou que as empresas que adotam uma comunicação financeira mais eficaz apresentam menor volatilidade tanto no intraday quanto no preço de fechamento diário, resultando em ações mais estáveis e previsíveis para os investidores.
  3. A gestão da reputação, comunicação estratégica e construção de relacionamentos com a mídia são aspectos fundamentais para a divulgação de balanços corporativos, mensagens-chave e outras ações da empresa.
  4. Com o objetivo de avaliar a eficácia da comunicação voltada para os temas ambientais, sociais e de governança, o estudo excluiu o eixo ESG do índice e recalculou as notas das empresas. O resultado mostrou uma correlação positiva entre as novas notas e o eixo de ESG, indicando que empresas com comunicação mais estruturada na área de RI também abordam de maneira mais efetiva os tópicos relacionados à ESG.

O Small Caps RI Tracker destaca a crescente importância da área de Relações com Investidores em meio às transformações do mercado financeiro e à ascensão do conceito e normas ESG. A proatividade na comunicação, aliada a abordagem inovadora, é essencial para as empresas conseguirem reduzir a assimetria de informações com os investidores e fortalecer a reputação das empresas e mostrou que ao ter uma comunicação eficaz as empresas conseguem ter benefícios em indicadores que realmente fazem a diferença no dia a dia da companhia.

Com informações da LLorente Y Cuenca 05/02/2024