As empresas que realizam levantamentos de capital podem abordar os mercados de capitais mundiais de várias maneiras. E com essa abordagem a consultoria jurídica Baker McKenzie  elaborou o Guia para IPOs 2023. Discorre sobre as questões-chave para empresas que consideram recorrer a um  IPO, desde a sua reestruturação antes da listagem, privacidade e proteção de dados, due diligence, colaboradores-chave, prospecto, obrigações, etc.

A Baker McKenzie na qualidade de uma consultoria jurídica de ponta a ponta fornece insights no seu blog para para impulsionar um crescimento sustentável e inclusivo a seus clientes e leitores.

As empresas que realizam levantamentos de capital podem abordar os mercados de capitais mundiais de várias maneiras. Por meio de uma oferta pública inicial (IPO), listada em sua jurisdição doméstica ou internacional, uma empresa pode acessar os principais centros financeiros globais e o capital de um amplo grupo de investidores em todo o mundo.

Um IPO pode ajudar uma empresa a aumentar seu perfil com clientes, fornecedores e mídia, além de oferecer uma oportunidade de melhorar os sistemas e controles internos e aumentar a eficiência operacional geral do negócio para se adequar ao esquema regulatório para empresas públicas.

Guia para o IPO

Principais atributos de negócios de uma empresa pronta para IPO:

  • Posição de liderança no mercado, apoiada por objetivos estratégicos claros e alcançáveis para crescimento de receita e lucratividade.
  • Modelo financeiro atraente, com um processo de previsão trimestral estabelecido e controles de relatórios financeiros confiáveis.
  • Equipe de gestão devidamente qualificada, experiente e comprovada.
  • Estrutura robusta de governança corporativa.

Oito dicas práticas para uma listagem de sucesso

Independentemente das jurisdições e locais de listagem considerados para um aumento de capital, uma empresa deve sempre procurar começar a se preparar para um IPO com pelo menos 12 a 24 meses de antecedência. Ele pode então aumentar suas chances de sucesso seguindo estas dicas práticas:

  1. Priorize seus objetivos para a listagem. Isso pode incluir, por exemplo, acesso a uma base de investidores mais ampla, maior visibilidade entre os pares do setor ou outro objetivo.
  2. Considere a probabilidade de uma troca específica atingir esses objetivos.
  3. Busque uma troca em que os investidores e outros participantes do mercado estejam familiarizados com outras empresas do seu setor e entendam o valor dos produtos e serviços do setor.
  4. Analise o preço de negociação e o volume de ações de empresas comparáveis nas bolsas consideradas.
  5. Entenda os riscos de responsabilidade de listagem em uma determinada bolsa.
  6. Escolha consultores financeiros, jurídicos e contábeis que tenham conhecimento relevante do setor e experiência prática com aspectos locais e internacionais de listagem em uma bolsa específica.
  7. Faça críticas a qualquer cronograma fornecido por um consultor, bolsa ou outro terceiro para confirmar se ele é realista.
  8. Quantifique todos os custos iniciais e contínuos associados a uma troca específica. Isso pode incluir, por exemplo, taxas iniciais de listagem, taxas anuais, custos de divulgação contínua e outros custos relacionados à conformidade.

Leia o Guia completo no site da Baker McKenzie 25/07/2023