Jornada de conhecimento debate o futuro dos alimentos e o cenário promissor deste mercado via Fusões e Aquisições e Corporate Venture Capital.

O Learning Village, ecossistema de inovação e desenvolvimento de pessoas da HSM e da SingularityU Brazil, promoveu o evento “Food Day – Futuro dos Alimentos: M&A e CVC como Oportunidade de Crescimento”. Esta conferência híbrida ofereceu uma oportunidade de os participantes se conectarem a consultores e executivos de destaque que são especialistas em Fusões e Aquisições (M&A) e Corporate Venture Capital (CVC), áreas que desempenham um papel importante no crescimento e desenvolvimento das empresas.

Executivos da Deloitte, Pura Vida, Strider, 10b Gestão de Recursos e The Yield Lab compartilharam insights e estratégias de sucesso para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mercado de alimentos e agronegócio. Entre os temas em destaque das apresentações esteve a relevância do mercado brasileiro de fusões e aquisições, que registrou mais de 1.700transações no valor de R$ 440,4 bilhões em 2022, sendo que o setor de alimentos foi um dos mais ativos nesta modalidade financeira, de acordo o portal Fusões e Aquisições.

Learning Village apresentou oportunidades de investimentos para o agronegócio

Além disso, de acordo com dados divulgados no segundo dia do Congresso ABVCAP 2023 pelo TTR Data, o crescimento de Corporate Venture Capital (CVC) no Brasil merece destaque. Os investimentos por meio do CVC, que representavam apenas 10% do total do venture capital em 2019, expandiram para 16% em 2022, com a concretização de 105 investimentos. O aumento contínuo em 2023, com 57 investimentos até agosto, equivale a 30% de todos os aportes de venture capital, destacando um crescente interesse na capacidade de inovação e desenvolvimento do setor.

O evento fez parte do HUB AGRO do Learning Village, que tem o objetivo de levar a cultura da inovação e desenvolver profissionais no mercado do agronegócio e alimentos, reunindo empresas, startups e laboratórios de inovação para colaborar e buscar soluções para o futuro do setor. “Preparamos os profissionais para o futuro do agro e alimentos por meio de aplicações práticas e efetivas da inovação e tecnologia. O Food Day faz parte desse compromisso do HUB AGRO de impulsionar o setor para o sucesso e a inovação contínua”, comentou Álvaro Machado, COO do Learning Village.

O espaço, localizado na Vila Madalena, que abrigou o evento é o primeiro hub de inovação focado em educação da América Latina, fundado pela SingularityU Brazil e HSM, . Com o objetivo de promover conexões e apoiar as empresas na jornada de inovação aberta, o espaço conta com sete pavimentos distribuídos em 3.000m² que, além de desenvolver um ecossistema entre startups, grandes empresas e laboratórios de inovação, oferece um ambiente de networking, troca e aprendizado. Os residentes têm acesso a um ecossistema composto por grandes empresas, startups, consultorias de inovação, aceleradoras e outros players, além de posições de trabalho, salas de reuniões e espaço para eventos. O Learning Village possui ainda estúdios de gravação, centrais de podcast e Espaço Maker. O Learning Village conta com mais de 20 empresas como Founding Partners: Ânima Educação, BP — A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Deloitte, Hospital Sírio-Libanês, Vibra Digital e Vivo Empresas, e como Seed Partners Baptista Luz Advogados, Boston Scientific do Brasil, BR Angels, CI&T, Egon Zehnder, FCâmara, GoNew, IPT — Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Kallas, Loomi, Special Projects Lab, Think IT e Ziv Gallery, além de outros parceiros do ecossistema. Além das empresas, o ecossistema reúne mais de 60 startups, a Gama Academy como coding school e a Flow School… leia mais em Agroinsight 22/11/2023