Depois de ter ficado de fora da lista de 100 novas startups pioneiras em 2022, o Brasil voltou a figurar no ranking do Fórum Econômico Mundial que reúne negócios de todo mundo em estágio inícial e que estão se destacando a partir da tecnologia. Dos três negócios brasileiros considerados inovadores, dois estão focados no ecossistema de serviços financeiros.

Os negócios selecionados participam de um ambiente para compartilhar ideias, colaborar entre si e participar de discussões para contribuir para o avanço da tecnologia e do desenvolvimento sustentável. Já fizeram parte dessa iniciativa do Fórum empresas como Airbnb, Google, Mozilla, Spotify, TransferWis e Twitter.

Na atual relação de seis startups da América do Sul que chamaram atenção da entidade, aparecem a Noh, a Oxygen Foundation, e a Dio.

A fintech Noh, focada em finanças coletivas, é conhecida por sua carteira de compartilhamento de despesas que dá acesso a pagamentos contínuos e em tempo real e outros serviços financeiros. A Oxygen Foundation, destaca o Fórum Econômico, é um ecossistema de serviços financeiros e tecnologia que fornece um modelo de financiamento integrado para o desenvolvimento social sustentável, com foco na população desbancarizada.

Lista de 100 novas startups pioneiras em 2023 no mundo tem três brasileiras

Já a Dio é a maior comunidade de tecnologia de educação aberta e gratuita na América Latina, destaca o relatório. A plataforma tem uma metodologia prática que conecta candidatos com oportunidades de trabalho em grandes corporações.

A entidade destaca que o grupo de 100 startups nesse ano inclui empresas com uma ampla gama de inovações e que estão abrindo novos caminhos em saúde, energia renovável e outras áreas por meio de tecnologias de ponta. Os Estados Unidos têm a maior representação, com 29 empresas, seguidos da China com 12.

“O grupo de pioneiros da tecnologia de 2023 já está trazendo grandes mudanças para as indústrias em todo o mundo”, disse em comunicado Verena Kuhn, chefe de comunidades inovadoras… leia mais em Valor Investe 27/06/2023