Essa é a pergunta que faço quando encontro CEOs preocupados sobre as interações com o board. Se você lidera uma pequena startup ou unicórnio, questões com o seu conselho vão aparecer na sua jornada de empreendedor.

Eu me arrisco a dizer que com momento atual, que inclui a quebra do Silicon Valey Bank, falta de liquidez, caixa baixo, inadimplência e juros altos, crédito muito mais escasso, muitas discussões quentes já estão acontecendo nessas reuniões de conselho.

São poucos os empreendedores e CEOs que sabem tirar o melhor dos seus respectivos conselhos de administração. Uma parte adota a postura defensiva, inundando o board de apresentações gigantescas que ninguém lê, ou se prende nesses detalhes para consumir o tempo da reunião falando do passado.

ARTIGO: Na crise você sabe liderar o seu conselho de administração?

Há também CEOs que reclamam que seus conselheiros não entendem nada do business e só ficam divagando sobre caminhos desconectados da realidade. Ou aqueles que têm uma ideia fantástica por minuto deixando o CEO com a cabeça parecida com aquela cebola frita gigante do Outback.

Reclamar ou se defender não resolve os problemas nem as conversas difíceis que vão acontecer na trajetória da sua empresa.

A história de um empreendedor de uma grande startup, que estava ansioso, com cara de quem tinha dormido pouco e bastante nervoso, ajuda a ilustrar meu ponto.

Sua reunião com conselho, dois dias antes, tinha sido péssima. Os membros do board disseram que estavam perdendo a fé na proposta de crescimento que ele tinha apresentado e solicitaram mais uma rodada de layoffs e redução de despesas.

O que fazer? Como convencer o conselho que mais redução acabaria com a empresa? Essas foram as questões daquele CEO no nosso encontro. Minha resposta foi: você lidera seu board?.. leia mais em NeoFeed 26/03/2023