O aumento das reivindicações globais de seguros de M&A está sendo impulsionado por níveis excepcionais de atividade de negociação em 2021 e 2022, de acordo com um relatório recente da Liberty Global Transaction Solutions (GTS), parte da Liberty Mutual Insurance.

O relatório é baseado na análise da empresa das próprias reivindicações de seguro de M&A da Liberty GTS desde 2019. Ele destaca as tendências atuais e analisa as reivindicações de seguros de M&A por setor, por região e por causa, fornecendo dados detalhados sobre os tipos de negócios e de qual setor da indústria é mais provável que leve a uma reivindicação.

A contagem global de notificações de Representação e Garantia (R&W), revelou o relatório, aumentou mais uma vez em 2022, mas caiu em 2023 até o momento.

De acordo com analistas, esse aumento reflete o aumento substancial no número de riscos que foram segurados no final de 2020 e ao longo de 2021 por trás da atividade de negócios recorde nesse período.

No entanto, a indicação é que a queda significativa no fluxo de negócios nos últimos 18 meses está começando a alimentar menos reivindicações.

O relatório também observou que há indicações iniciais de que a frequência de notificação aumentou ligeiramente no Ano da Conta de 2021 (YOA) depois de voltar ao YOA de 2020. Além disso, houve um aumento no número de notificações de P&W feitas mais de dois anos após o início da política.

Os especialistas também estão vendo mais notificações de P&W envolvendo vários problemas sendo feitas pouco antes do término do período geral de garantia. Finalmente, o relatório descobriu que, onde as (potenciais) notificações de P&W perdem o excesso, a retenção caiu.

Sim, espera-se que isso seja de curta duração, eles alertaram, devido às retenções de pressão que foram feitas recentemente.

O presidente da Liberty GTS, Rowan Bamford, comentou: “Embora os últimos 12 meses possam ter sido tranquilos do ponto de vista da negociação, o mesmo não pode ser dito do ponto de vista das reivindicações. O aumento previsto nas reivindicações de P&W com base no aumento da atividade de M&A de 2021 e início de 2022 está agora sobre nós.

Liberty Global Transaction Solutions

“Este é o momento em que as seguradoras que investiram em sua função de sinistros construindo uma equipe interna especializada dedicada inteiramente ao atendimento de seus sinistros, como o Liberty GTS, realmente se diferenciarão de seus concorrentes.”

O relatório da Liberty também examinou as causas mais comuns de reclamações e encontrou algumas tendências relevantes, incluindo questões relacionadas a impostos que continuam a explicar um grande número de notificações.

“Em 2022, eles com fizeram 28% das notificações em comparação com 21% em 2021. No entanto, isso era esperado, já que os governos nacionais e locais procuram aumentar significativamente as receitas fiscais para financiar seus empréstimos e despesas em conexão com as medidas relacionadas à COVID-19”, explicaram os analistas.

Além disso, as questões contábeis e financeiras continuaram a ser a maior fonte de reivindicações, elas representaram 12% das notificações em 2022, acima dos 9% em 2021. O relatório também encontrou um aumento notável nas reivindicações de P&W envolvendo a condição de questões de ativos nos últimos 12 meses.

Além disso, as reivindicações envolvendo questões de propriedade intelectual estão se tornando cada vez mais comuns e caras, observaram especialistas. Estes com base em 9% das notificações em 2022 (acima de 6% em 2021), e são mais comuns nos setores de TI, farmacêutica e de produtos de consumo, de acordo com o relatório.

O que também revelou um aumento no número de notificações envolvendo reclamações de terceiros, isso significa que as seguradoras de M&A estão enfrentando um aumento da exposição dos gastos com custos de defesa, o que é agravado pelo atual ambiente inflacionário, afirmou Liberty.

Bamford comentou: “O quadro de reivindicações para o seguro de M&A se desenvolveu este ano. Ainda estamos vendo uma série de notificações de reivindicações relacionadas a impostos, no entanto, este ano também vimos um aumento significativo no número de reivindicações relacionadas à condição de questões de ativos.

“O ambiente econômico atual cria as condições para que essa tendência continue, pois algumas empresas podem procurar reduzir os gastos com CAPEX em novos ativos ou adiar a manutenção planejada de ativos mais antigos para liberar dinheiro.

Ele continuou: “Olhando para o futuro, com muitas condições de reivindicações de ativos sendo quantificadas como o custo de reparo ou substituição do ativo relevante, o atual ambiente econômico de alta inflação provavelmente impulsionará ainda mais o tamanho dessas reivindicações.

“O resultado é que a condição das reivindicações de ativos está na vanguarda da mente de muitas seguradoras de fusões e aquisições este ano. No entanto, nossos subscritores estão lá para apoiar nossos clientes em suas transações nestes tempos econômicos desafiadores.”.. Leia mais em .reinsurancene.10/11/2023