Apesar de recentemente ter assinado uma carta aberta pedindo uma pausa de seis meses no avanço da inteligência artificial para dar aos especialistas a chance de investigar os potenciais perigos da tecnologia, Elon Musk está supostamente iniciando sua própria empresa de IA chamada X.AI.

De acordo com um relatório no Wall Street Journal (via VentureBeat), a nova empresa foi incorporada em Nevada no mês passado, com Musk como único diretor e 100 milhões de ações autorizadas para venda.

Musk montou uma equipe de engenheiros e pesquisadores para criar um sistema que pudesse rivalizar com o ChatGPT, modelo de linguagem natural desenvolvido pela OpenAI.

Acredita-se que Musk tenha comprado 10.000 unidades de processamento gráfico (GPUs) para ajudar a lidar com a carga de trabalho computacional da nova inteligência artificial que ele planeja construir.

O movimento faz parte da ambição de Musk de criar um aplicativo que possa fazer quase tudo, um conceito que ele se referiu tentativamente como “X”.

Recentemente, Musk mudou o nome do Twitter para X Corp e transferiu sua incorporação de Delaware para Nevada. A X Corp tem uma empresa-mãe chamada X Holdings Corp.

Musk co-fundou a OpenAI em 2015 com um grupo de empresários e pesquisadores de tecnologia proeminentes, com o objetivo de criar inteligência artificial que pudesse beneficiar a humanidade sem causar danos ou ser influenciada por agendas corporativas ou políticas.