O Arquiteto de Bolso, startup de design de interiores, acaba de captar R$ 15 milhões com o Headline XP, fundo de venture capital fruto da parceria entre Headline e XP Investimentos. Com o aporte, a startup projeta ampliar o número de atendimentos a partir do investimento em programas de recomendação, em canais proprietários, na ampliação de parcerias e no desenvolvimento de novos produtos.

Fundada em 2016, com o nome Upik Decor Trailer, a empresa nasceu como um escritório móvel que circulava pelos bairros de São Paulo (SP) oferecendo consultorias por hora a preços mais acessíveis. Em 2017, a startup assumiu o nome e formato atual do Arquiteto de Bolso, com uma plataforma que reúne tecnologia e metodologia para facilitar o contato do cliente com profissionais da arquitetura e de design de interiores.

O objetivo da empresa é democratizar o acesso a serviços que costumam ser caros e demorados a partir de uma conversa entre o cliente e o profissional. O serviço pode ser adquirido a partir de R$ 199 no chamado pacote tradicional, para um ambiente de até 20 m².

A partir de uma metodologia baseada no psicodrama pedagógico e com acesso a tecnologias da empresa, os profissionais fazem uma consultoria para indicar a melhor distribuição do ambiente. O espaço pode ser observado por meio de uma planta 2D, além de perspectivas 3D ou Tour 360º. Os resultados ainda apontam uma lista de produtos com quantidades e precificação.

O aporte, que é o quarto conquistado pelo Arquiteto de Bolso, vem para fortalecer projetos com o objetivo de escalar o negócio, além de somar capital intelectual humano. “Nossa primeira rodada, em 2017, foi para entendermos qual era nosso problema. A segunda foi para desenvolver a primeira versão do produto. A terceira rodada foi para que a gente pudesse testar canais. Esta quarta vem em um momento em que já aprendemos o que temos de fazer e precisávamos de alguém do nosso lado para acelerar os resultados”, diz Daniel Alves, cofundador do Arquiteto de Bolso.… leia mais em PEGN 26/03/2024