A gestora de private equity CVC Capital Partners está disposta a encarar o fraco mercado de IPOs na Europa para oficializar sua oferta pública já na próxima semana. Com 161 bilhões de euros sob gestão, a firma foi avaliada em 15 bilhões de euros em uma rodada privada em 2021 com a Dyal Capital – e, portanto, vai buscar um valuation superior a esse montante.

A operação deve ter tranche secundária de investidores como fundos soberanos de Cingapura, Kuwait e Hong Kong, segundo o Financial Times. A gestora Blue Owl, que comprou o fundo da Dyal Capital que tem a investida, não deve aderir ao bloco de vendedores.

CVC Capital pode encarar o fraco mercado de IPOs

A gestora cancelou os planos de IPO no ano passado, com a escalada da guerra entre Rússia e Ucrânia e volta a cogitar lançar a oferta justamente quando estourou o confronto entre Israel e o grupo terrorista Hamas. A firma pode reavaliar o cronograma nos próximos dias, mas fontes disseram ao jornal britânico que a CVC estaria “mais disposta” ao risco agora.

A firma deve colocar à venda menos que o percentual mínimo de ações exigido pela bolsa de Amsterdã, do grupo Euronext, aproveitando o prazo que pode se ajustar a isso – vendendo 10% agora para depois chegar ao free float mínimo de 25%. Se o lançamento ocorrer já na segunda-feira, uma das datas possíveis no plano, a companhia já estaria listada no início de novembro.

A CVC está acostumada a desafiar o mercado: em julho deste ano, já com gestores adaptando suas expectativas para novos fundos ou alongando prazos de captação para viabilizar o fundraising, a casa fechou seu novo e maior veículo em 26 bilhões de euros. Os principais concorrentes globais, como KKR, Blackstone e Carlyle, já são empresas listadas… leia mais em Pipeline 18/10/2023